Um termo que vem ganhando bastante destaque no ambiente corporativo é o horário flexível. A prática já era comum, mas foi adotada por mais empresas a partir da pandemia de 2020, juntamente ao trabalho híbrido e o home office. Assim, se apresenta como um novo modelo de atuação profissional, focado basicamente na jornada do trabalhador.
Aderir a essa tendência traz inúmeros benefícios, tanto para a organização quanto para seus funcionários. Mas, para isso, é preciso seguir a reforma trabalhista, ser bem planejado e cumprir com algumas normas. Com tudo isso feito, é uma estratégia interessante para facilitar a vida dos colaboradores e reduzir os custos da empresa.
Para entender mais sobre tal conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá conferir o que é, como funciona e quais as vantagens e desvantagens de adotar a técnica.
O que é horário flexível?
Todo trabalhador deve, de acordo com a CLT — Consolidação das Leis Trabalhistas —, atuar até 8 horas por dia ou 40 horas na semana. Para isso, o mais normal é que os empregadores determinem os horários de entrada e saída de sua equipe. Dessa forma, todos chegam juntos e saem juntos, facilitando as atividades diárias. Ao longo dos últimos anos, entretanto, o ambiente corporativo mudou, sendo preciso se adaptar à nova realidade.
O avanço da tecnologia, assim como da mentalidade dos profissionais, fez surgir então um novo modelo. Aqui, a jornada continua a mesma, porém sem um momento definido. Ou seja, o horário flexível estabelece que você pode cumprir suas 8 horas como quiser, chegando a qualquer momento e saindo da mesma forma. Cumprindo sua jornada conforme o combinado, não é preciso se preocupar em chegar pontualmente.
Como funciona o horário flexível?
Na última reforma trabalhista, o horário flexível foi um dos grandes destaques. Ficou definido que o trabalhador poderia, de fato, adequar a sua jornada de acordo com seu tempo disponível. Na prática, não importa se ele atua das 08h às 17h ou das 11h às 20h, desde que, ao fim da semana, tenha completado suas 40 horas acordadas. Tudo conforme combinado com o Recursos Humanos.
É necessário pontuar, entretanto, que se realizar menos do que este número, poderá ser descontado de seu salário. Com isso, fica evidente que a regra serve para os dois lados e, assim, protege tanto empregador quanto empregado. Há uma liberdade muito maior, porém é preciso seguir as regras como em qualquer outro modelo de trabalho. E, infelizmente, muitas pessoas acabam se esquecendo deste ponto.
Quais as vantagens do horário flexível para as empresas?
Se você é contratante, terá diversos benefícios em aderir ao horário flexível. Estes podem ser vistos em todos os pontos da empresa, das finanças à produtividade. Para isso, entretanto, é preciso se focar em realizar um bom planejamento e comunicar bem as novas regras para a equipe. Fazendo isso corretamente, você poderá visualizar vantagens como as que seguem.
Economia de recursos
Quando se fala em horário flexível, muitas pessoas entendem que este somente pode ser realizado do escritório. A verdade, porém, é que a técnica se aplica a diferentes modelos de trabalho, como o home office por exemplo. Dessa forma, é completamente possível que um colaborador atue de casa mesmo sem as horas determinadas.
Na prática, portanto, as empresas podem se beneficiar disso para economizar seus recursos. Aqui, entram fatores como energia elétrica, limpeza, manutenção e toda a infraestrutura em geral. E, apenas com isso, é simples visualizar uma grande redução de gastos, melhorando assim o resultado financeiro da organização.
Absenteísmo em queda
Um dos principais indicadores utilizados pelo departamento de RH é a taxa de absenteísmo. Esta é uma métrica que se relaciona às faltas, justificadas ou não, de qualquer colaborador. O índice também pode ser considerado para os casos em que há falta de pontualidade por parte do empregado.
Com base nessa explicação, é simples compreender que, ao adotar um horário flexível, as chances de isso ocorrer caem drasticamente. Em especial, a justificativa para o fato é que os próprios trabalhadores poderão cuidar de sua agenda. Dessa forma, terão a liberdade de marcar seus compromissos pessoais em momentos oportunos e que não atrapalhem suas funções profissionais.
Baixo turnover
Outra métrica importante dentro do mercado empresarial é o turnover, diretamente ligado à rotatividade dos membros da equipe. Ou seja, ele diz respeito à saída ou entrada de novos colaboradores na companhia. Vale ressaltar que tanto índices muito baixos quanto muito altos são maléficos para a atuação da corporação.
Dito isso, é interessante mencionar que diversos são os profissionais que entendem este como um importante benefício por parte dos contratantes. Ao adotar uma jornada mais flexível de trabalho, as empresas então oferecem aos candidatos um diferencial competitivo vital para a vida moderna. Mais do que isso, aderir à estratégia também auxilia na retenção de talentos.
Produtividade aumentada
Não há novidade alguma em dizer que cada indivíduo é único e, assim, apresenta diferentes características. Alguns tendem a render mais pela manhã, enquanto outros produzem mais quando atuam no período noturno. Infelizmente, entretanto, até pouco tempo atrás não havia essa opção de escolha para ninguém.
Com o horário flexível, esta passa a se tornar uma realidade possível, fazendo com que cada trabalhador defina o melhor momento para realizar suas atividades. Como consequência, a empresa pode esperar por uma produtividade muito maior de seu time, já que todos trabalharão na hora que entenderem ser mais propícia para isso.
Quais as vantagens do horário flexível para os colaboradores?
Engana-se quem pensa que essa é uma técnica que apenas beneficia as grandes corporações. Diversos são os profissionais que veem nesta o futuro dos modelos de trabalho, em especial pela liberdade. Não é difícil, portanto, encontrar vantagens para os trabalhadores que atuam em companhias com tal pensamento.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Basta conversar com qualquer pessoa que atua no mercado corporativo para verificar problemas de equilíbrio. O problema principal aqui está em balancear a vida profissional com a pessoal, de modo que nenhuma seja colocada de lado. E esse, sem dúvida alguma, é um dos maiores desafios dos profissionais atuais.
No caso do horário flexível, essa situação sofre uma mudança, visto que é possível planejar melhor seu tempo. Com isso, fica mais simples comparecer a seus compromissos pessoais e passar mais tempo com sua família. Cenários estes que milhares de empregados não sabem o que são há um bom tempo.
Adequação de agenda
Também é interessante analisar o tópico acima por um prisma diferente. Agora, o foco não se encontra em suas tarefas como familiar ou amigo. Aqui, o destaque fica por conta do tempo separado para si, com momentos que te tragam alegria e te tirem do pensamento mercadológico. Pode parecer difícil, mas é possível haver tal adequação.
Para isso, basta se organizar para encaixar algumas dessas atividades nos momentos em que não está trabalhando. Realizar exercícios físicos, buscar os filhos na escola, tomar um café com amigos, fazer terapia. Essas são apenas algumas das oportunidades que, com uma jornada adaptável, podem entrar em sua rotina e te fazer se sentir melhor.
Economia financeira e de tempo
Mais acima, foi citada a economia de recursos como um dos benefícios do horário flexível para as empresas. Acontece que não é somente a companhia que ganha financeiramente nesse processo. Você já parou para pensar, por exemplo, em quanto dinheiro você gasta mensalmente somente com transporte?
Ao ter a possibilidade de atuar de casa, você pode guardar um bom montante que seria destinado a combustível, estacionamento ou transporte público. Mais do que isso, há uma enorme economia de tempo, já que será possível fugir dos momentos de pico do trânsito. Com isso, trajetos antes feitos em 1 hora podem durar alguns minutos, te dando ainda mais tempo de descanso.
Equipe motivada e engajada
Como dito anteriormente, milhares são os trabalhadores que veem o horário flexível como um benefício. Isso significa que eles valorizam essa liberdade e são gratos pela empresa confiar em suas decisões. Não há como, então, não se motivar ao ter uma chance de ouro como essa.
Muito por conta disso, é comum visualizar funcionários com maior engajamento no trabalho em companhias que aderem a essa tendência. Em geral, são empregados mais motivados e que defendem a companhia perante os demais. E isso, em tempos de redes sociais e discursos de ódio, não é algo simples de se conseguir.
O que se atentar no horário flexível?
Lendo os últimos parágrafos, pode parecer que o horário flexível é a solução para todos os problemas do mundo. É preciso ter em mente, entretanto, que como qualquer outra estratégia ela também apresenta seus contras. Em geral, não há grandes desvantagens de investir na técnica, mas alguns cuidados são interessantes para que este se torne um projeto de sucesso. Alguns desses itens podem ser:
- Trabalho em equipe: Com cada um chegando em um horário, o trabalho em equipe pode ser um problema. Sugerir encontros com todos os colaboradores de tempos em tempos é o ideal para garantir que tudo caminhe corretamente;
- Prazos e entregas: Também é válido deixar evidente a todos que os horários ajustáveis não se aplicam aos prazos. Assim, independentemente do momento que desejar iniciar seus trabalhos, as entregas devem se manter pontuais;
- Gestão de pessoas: Cuidar de um grupo amplo de pessoas não é simples, e qualquer gestor sabe disso. Com profissionais com diferentes horários isso pode ser ainda mais complicado. Comunicação contínua é a chave do sucesso;
- Comunicação falha: Para finalizar, existe uma grande dificuldade em manter essa comunicação ativa e eficiente. O ideal, neste caso, é tornar todo esse diálogo virtual e gravado, evitando que as pessoas se percam em suas próprias rotinas.
Vale a pena investir no horário flexível?
Ao ler os prós e contras do horário de trabalho flexível, você já possui o conhecimento necessário para tomar sua decisão. Obviamente, cada empresa apresenta suas próprias características, sendo preciso analisar se esta é uma ideia válida para sua situação. Caso entenda que sim, o ideal é tornar seu escritório propício para tal modelo de trabalho. E, para isso, o mais indicado é ter ao seu lado parceiros que agreguem experiência ao projeto.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!