Problemas de umidade na parede são, infelizmente, bastante comuns, tanto em residências quanto em empresas. Diversos são os motivos que podem causar tal situação, sendo preciso uma boa análise para entender melhor. De qualquer forma, esse não é o cenário ideal, em especial para espaços com constante visita de clientes e parceiros.
Os sinais começam a aparecer e logo fica a dúvida: o que fazer? O ideal, na realidade, é evitar que isso ocorra, tomando todos os cuidados necessários, durante e após uma obra. Ainda assim, um problema ou outro sempre aparece, e é quando algo precisa ser feito. Você não quer, afinal, que sua equipe e as pessoas que visitam seu escritório estejam sujeitas a isso.
Para entender melhor como surge a umidade, fique atento as parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá conhecer os tipos existentes, suas causas, malefícios e, finalmente, como evitar que isso ocorra!
O que é e o que causa a umidade na parede?
A umidade na parede é um problema recorrente na vida de muitos brasileiros, seja em casa ou no trabalho. Aquelas manchas amareladas que aparecem são um grande indício de que algo pode estar errado. Assim, antes de qualquer coisa se faz preciso entender que este é um acúmulo de líquido. Sendo assim, inúmeros podem ser os fatores que causam tal cenário.
O vazamento de um cano, uma infiltração da água externa, calhas cheias e até brechas nas janelas podem ser os culpados. Mais do que isso, até mesmo a situação atual de seu ambiente de trabalho pode ser a causadora. Pouca ventilação e iluminação fraca também atuam como facilitadores para o surgimento de mofo e fungos. E, como já é de conhecimento público, esse não é um problema que se resolve sozinho.
Quais os tipos de umidade na parede?
Esta é uma situação tão comum que existe, inclusive, uma classificação para o ocorrido. Os tipos de umidade na parede se distinguem, principalmente, pela forma como o problema foi causado. Assim, identificá-los pode ser um bom começo para quem deseja se livrar de vez do incômodo. Para isso, é preciso entender de onde vem a umidade de acordo com essas quatro possibilidades principais.
Intemperismo
Talvez o fator mais comum para causar as indesejadas manchas seja a chuva, uma variável natural. Em geral, a água da precipitação penetra por meio de pequenas fissuras na cobertura ou na fachada do ambiente. Outra situação comum é a não utilização de impermeabilizantes durante a obra corporativa, um erro básico, porém comumente cometido. Nesse caso, o mais indicado é analisar se há uma relação entre o clima e o acúmulo de líquidos. Se sim, se faz necessário chamar um especialista o mais rápido possível.
Capilaridade
Quando a umidade na parede surgir em sua porção inferior, há grandes chances de ser um problema de capilaridade. Aqui, o foco está na própria estrutura do edifício, que pode estar em contato com o solo úmido. Este é um cenário comum em alguns espaços específicos, como estacionamentos, áreas térreas e qualquer cômodo que se encontre abaixo do nível da rua. Para resolver o problema, será preciso isolar e afastar a estrutura do solo, bem como colocar drenos para auxiliar.
Condensação
Outro grande causador do acúmulo de líquidos na parede é a água em sua forma gasosa, o vapor. Bastante comum em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros, a condição faz com que a água presente no cômodo evapore e se fixe às paredes. Aqui, entram pontos já mencionados, mas bastante importantes em qualquer projeto. Bons exemplos são a circulação de ar dentro do espaço e a falta de luz, o que gera manchas circulares que acabam com sua estética. Em alguns casos, tudo pode ser solucionado abrindo as janelas e deixando o ambiente respirar por algumas horas.
Infiltração
Finalmente chega-se, então, ao maior causador de umidade na parede, a infiltração. Como é possível entender, a situação ocorre quando há uma infiltração de água, que pode ser proveniente de vazamentos ou pela entrada de água externa. Os pontos mais rotineiros para seu aparecimento são ambientes enterrados ou mal planejados. Independentemente do porquê, é preciso ser ágil para solucionar essa adversidade, identificando o mais rápido possível o agente responsável por tal cenário. Na maioria das vezes, será necessário consertar o problema e impermeabilizar tudo novamente.
Quais os problemas causados pela umidade na parede?
Engana-se quem acredita que o único malefício de toda essa situação é ter uma mancha amarela em seu escritório. Na verdade, este pode ser considerado um problema de saúde, visto que pode interferir diretamente no bem-estar dos presentes. Sendo assim, é sempre válido compreender mais afundo a quais riscos você está se expondo se não resolver esse quadro.
Saúde
O primeiro e mais nocivo dano que a umidade na parede pode trazer está relacionado à saúde de seus colaboradores. Em geral, esse tipo de situação vem acompanhada de mofo, bolor e fungos. Estes são fatores extremamente delicados, especialmente para quem possui doenças respiratórias como sinusite, asma e bronquite. Dessa forma, investir em uma boa impermeabilização é muito mais do que apenas estético. Tem a ver também com a sua saúde a de todos que ocuparão o espaço.
Estrutura
Outro ponto de destaque nessa discussão está nos danos estruturais que tal cenário pode acarretar. A infiltração, afinal, pode tranquilamente diminuir a rigidez e a força do edifício. Há casos, inclusive, em que uma enorme reforma de escritório deve ser feita às pressas para estancar o problema. Isso sem considerar materiais diferentes como o gesso, que é muito mais sensível a esse tipo de ocorrência. Assim, a integridade física de todos os presentes está em risco se nada for feito rapidamente.
Estética
Por fim, obviamente a estética é sim um fator fundamental a ser considerado em meio a essa história. Se em uma residência já há toda essa preocupação, imagine em um ambiente corporativo, em que clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores andam pelos corredores. Além de passar uma péssima imagem, a umidade na parede pode ser considerada como descaso, desleixo ou mesmo falta de higiene. E, sem dúvida alguma, essa não é a impressão que você quer causar nas pessoas.
Como evitar umidade na parede?
Agora que já entende o que é, o que causa, quais os tipos e os riscos, chega o momento de descobrir como evitar o problema. Repare que o verbo escolhido aqui foi evitar, e não solucionar o problema. E há uma razão para isso, já que é muito mais simples — e barato — tomar as precauções necessárias do que ter que resolver os problemas. Assim, fique atento às dicas a seguir.
Mantenha portas e janelas abertas
Como explicado em alguns pontos deste texto, a ventilação de um ambiente é primordial para que este não desenvolva umidade na parede. Por conta disso, o ideal é sempre deixar o espaço arejado, possibilitando que a umidade saia do cômodo. Manter tanto portas quanto janelas abertas é extremamente indicado, já que o ar irá circular e, mais do que isso, se renovar. E, se você tiver móveis para escritório com portas, deixe-as abertas e vez em quando para ventilar. Aproveite também os dias de sol e deixe que a iluminação e o ar quente entrem.
Verifique o espaço constantemente
Uma boa ideia nesse momento é dar uma completa verificada em todos os cantos do escritório em busca de manchas e mofo. Obviamente que essa não precisa ser uma tarefa diária, mas é indicado que seja feita ao menos uma vez a cada três meses. Durante essa análise, verifique também se é preciso realizar algum reparo, em especial nos encanamentos, telhado e paredes. Após dias de chuva intensa, também se sugere dar uma boa olhada em pontos que possam apresentar infiltração.
Posicione os móveis corretamente
Mais acima foi dito sobre deixar as portas dos móveis abertas para incentivar a circulação do ar. Mas este não é o único ponto em que sua mobília interfere na umidade na parede. O seu simples posicionamento pode facilitar o surgimento de mofo, principalmente se estiver muito próxima às paredes. Sabendo disso, o mais indicado é deixar um espaço de ao menos 5 centímetros entre qualquer objeto e a estrutura do ambiente. Além disso, quando for verificar o cômodo, lembre-se de separar ainda mais os móveis e analisar a parede por trás em busca de manchas.
Invista em um bom revestimento
No momento da construção ou reforma do cômodo, pense sempre na possibilidade de haver infiltrações. Dito isso, se faz preciso fazer a correta escolha de materiais para evitar que o problema persista. Em geral, cerâmica, granito e mármore são os mais indicados para paredes que absorvem líquidos. Mais do que isso, fique atento aos produtos utilizados na construção, como revestimentos, texturas e impermeabilizantes. Todos devem ser de boa qualidade, já que são vitais para manter seu escritório seco.
Preze pela qualidade
É claro que nada do que foi dito acima funcionará se o problema for estrutural, fazendo com que a umidade na parede seja constante. Neste caso, pode ser preciso realizar uma pequena reforma e substituir o revestimento de todas as paredes. Por isso, a dica mais preciosa dessa lista é prezar pela qualidade dos materiais em qualquer parte de um projeto corporativo. Alguns detalhes, que na hora podem parecer desnecessários, no futuro poderão dar problemas. Assim, investir em marcas conhecidas e com boa reputação é sempre a melhor escolha.
Busque por bons parceiros para evitar umidade na parede
O surgimento de umidade na parede é uma situação até certo ponto corriqueira, que quase todos já presenciaram. Ainda assim, é bom destacar que não deveria ser dessa forma, já que o cuidado ao longo do processo pode garantir que você não tenha esse tipo de problema. Para isso, o mais indicado é contar com bons parceiros ao seu lado, que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!