Muitas pessoas não estão inteiradas sobre como criar uma paleta de cores, uma importante ferramenta na arquitetura. Mais do que apenas definir a tonalidades de paredes, móveis e decorações, há uma lógica por trás do conceito. Da sensação que o visitante tem ao entrar no espaço à produtividade de sua equipe. Sendo assim, investir um certo tempo nessa escolha é de grande importância. Mas se faz necessário saber como realizar esse processo.
Para entender melhor o que é e a relevância de uma boa paleta de cores, fique atento aos parágrafos a seguir. Neles, poderá descobrir também quais os tipos existentes e como criar uma que te traga resultados interessantes!
O que é uma paleta de cores?
Para iniciar essa discussão, é necessário primeiro compreender afundo o que significa criar uma paleta de cores. Assim, pode-se dizer que esta é uma combinação de tonalidades que visa trazer harmonia a um projeto. Este pode ser um ambiente corporativo, mas também um conjunto de roupas ou mesmo a identidade visual de uma empresa. Em todos os casos, entretanto, a lógica é a mesma.
Não à toa, a importância do conceito é bastante grande para os mais diversos profissionais. Publicitários, designer de interiores, arquitetos, estilistas e até cineastas podem se aproveitar dela. A justificativa para isso é simples, já que esse conjunto de cores pode mudar drasticamente a maneira como alguém vê o projeto. Esses tons podem alterar as sensações, o sentimento e a imagem de um espaço.
Qual a importância de criar uma paleta de cores?
Engana-se quem pensa que toda essa harmonia nas tonalidades tem apenas como objetivo aprimorar a estética de um cômodo. Na verdade, como dito acima, ela mexe com o sentimento dos presentes. Com isso, pode auxiliar e muito uma empresa a alcançar seus objetivos. Como exemplo, basta pensar em consultórios médicos, sempre com uma harmonia baseada no branco, já que traz a ideia de limpeza e calma. Outras maneiras que criar uma paleta de cores pode te ajudar são:
- Produtividade: Ambientes que transmitem tranquilidade possibilitam que seus profissionais rendam mais, aumentando sua produtividade;
- Imagem: Ao se posicionar com um tom específico, a percepção de marca aumenta, representando uma melhora em sua imagem corporativa;
- Sensações: Determinadas cores trazem sensações específicas, auxiliando em sua busca por resultados. O vermelho traz fome, sendo excelente para restaurantes;
- Modernização: Ao optar por uma paleta, você pode modernizar toda a identidade visual de sua organização, assim se posicionando no mercado.
Quais os tipos de paleta de cores?
Um fato que pode surpreender muitas pessoas é que não existe apenas uma forma de criar sua paleta de cores. Na verdade, há diferentes estratégias para definir os tons que serão utilizados em um projeto. Divididos em quatro categorias, todas são baseadas no círculo cromático. Além disso, cada um pode alterar completamente a maneira como as tonalidades se comunicam, bem como a forma como as pessoas veem um espaço.
Cores complementares
Na hora de buscar como criar uma paleta de cores, diversas empresas apostam nas cores complementares. Essas são, basicamente, tonalidades que apresentam um maior contraste, estando em posições opostas do círculo cromático. Alguns exemplos, nos quais inclusive aparecem tendências da arquitetura corporativa, estão vermelho e verde, amarelo e roxo e azul e laranja. Em todos esses casos, há uma diferença evidente entre elas, o que auxilia no momento de definir pontos de destaque.
Cores análogas
Ao contrário das complementares, as análogas não apresentam um contraste tão grande entre si. Na prática, então, são cores que se encontram lado a lado no círculo cromático, trazendo mais harmonia ao ambiente. Dessa forma, pode-se entender que há uma maior conexão entre os tons, mas sem ser uma sequência parecida. Para entender melhor, nada melhor do que exemplos, e um muito bom é o verde com amarelo e laranja. Essas três cores estão próximas, mas existe uma sensação de integralidade.
Cores decompostas
Uma outra opção de como criar uma paleta de cores é por meio das decompostas, que se utiliza de uma tríade. Ou seja, faz-se um triângulo com três tons igualmente distantes dentro do círculo cromático. Com isso, o resultado é um conjunto com tonalidades diferentes, porém que se conversam entre si, causando uma sentimento bom a quem vê. Alguns exemplos dessas técnicas são a mistura de rosa, azul claro e amarelo, ou ainda verde, laranja e azul escuro.
Cores monocromáticas
Por fim, outra possibilidade bastante utilizada é se focar investir em uma paleta monocromática. Neste caso, a aposta está em escolher uma tonalidade principal e, a partir dela, definir outras com diferentes níveis de saturação. Dessa forma, o que se vê é um conjunto com variações de uma mesma cor, do mais claro ao mais escuro. Exemplos comuns são branco, cinza e preto, rosa, vermelho e vinho, além de amarelo, laranja e marrom. Aqui, há mais harmonia entre as opções, porém quase nenhum contraste, resultando em um ambiente mais coeso e sem grandes destaques.
Como criar uma paleta de cores para uma empresa?
Com tudo o que foi mencionado acima, você já está mais do que por dentro do assunto. Dessa forma, chega o momento de aprender de uma vez a como criar uma paleta de cores. Engana-se, porém, quem acredita que basta escolher tonalidades bonitas, misturá-las e aplicar em todos os cantos. Na verdade, há toda uma lógica para a definição de cada um dos tons e, assim, deve-se seguir algumas etapas.
Considere sua marca
Para definir uma paleta para seu escritório, antes de mais nada você precisa se lembrar na marca de sua empresa. Isso não quer dizer, entretanto, que você deva pegar a cor predominante e aplicá-la em todos os cômodos. Na verdade, a ideia é justamente inseri-la na paleta de forma natural, combinando-a com outras tonalidades. Com isso, você terá um conjunto mais harmônico.
Para isso, é preciso analisar não somente a cor principal, mas toda a paleta de sua marca. Se não tiver essa informação, peça-a para o departamento de marketing, o qual é responsável pela comunicação de sua empresa. Com certeza ele terá todas as informações necessárias, incluindo os códigos de cada cor. Baseado nesses dados, você iniciará esse processo.
Defina um estilo e um tipo de paleta
Há outros dois pontos bastante importantes e que interferem muito em como criar uma paleta de cores para o escritório. Aqui, você deve se focar, primeiramente, no estilo de arquitetura que o ambiente como um todo segue. De acordo com essa ideia, você terá maior embasamento para escolher as tonalidades que combinam com ele.
Outro fator de destaque nessa discussão se refere aos já mencionados tipos de paleta. Se faz necessário escolher por um deles, garantindo assim a lógica do processo completo. Com as duas informações, verifique opções que combinem tanto com o estilo quanto com o tipo, tornando assim o escritório mais coeso e bonito.
Pense na decoração e na mobília
Como se sabe, o ambiente não ficará vazio, sendo necessário mobília e decoração para dar vida a ele. Com isso em mente, é simples entender que estes dois tópicos devem ser considerados ao longo da escolha. Será que os móveis para escritórios podem ser encontrados em tais tonalidades? E a decoração, é possível aplicá-la nessa paleta?
As respostas de tais questionamentos guiarão sua decisão, juntamente aos outros itens dessa lista. Obviamente, nem sempre é possível que tudo se encaixe perfeitamente, mas o ideal é buscar uma coesão maior entre todos os tópicos. Somente isso garantirá a harmonia de todos os espaços da empresa.
Pesquise os significados
Não é novidade alguma que cores diferentes fazem com que as pessoas sintam emoções diferentes. Esse, porém, é um assunto de extrema importância para você, principalmente se sua empresa atuar em setores específicos do mercado. Como já dito, consultórios médicos apresentam uma tendência, enquanto restaurantes seguem outras.
Tudo isso está ligado, justamente, ao significado que cada tonalidade apresenta. Sendo assim, na hora de criar uma paleta de cores, o mais interessante é apostar no que faça sentido para sua atuação. Muitas vezes, essa escolha, tida como superficial por muitos, pode afetar diretamente em seus resultados e faturamento.
Separe por ambientes
Um ponto que deve ficar bem claro ao longo desse processo é que não é interessante deixar todos os cômodos da empresa iguais. Além de causar certa monotonia, essa é uma opção que tende a cansar aqueles que estão presentes todos os dias. Na lógica, então, você e sua equipe são os que serão mais afetados por tal estratégia.
Além disso, a lógica de ter uma paleta de cores é justamente não ficar refém de apenas uma tonalidade. A ideia é exatamente misturá-las de diversas formas para que, ainda que sigam uma linha de pensamento, os cômodos apresentem linguagens próprias. Em uma sala de descompressão, é possível se foca em tons mais alegres, enquanto na sala de reuniões o formal é mais indicado.
Confira as tendências do mercado
Por fim, uma boa dica é ficar de olho nas tendências de mercado, ou seja, o que está sendo feito pelas demais empresas. Não que seja preciso seguir à risca o que os outros fazem, mas é interessante ter essa informação. Seja para manter determinada tradição ou mesmo se diferenciar dos concorrentes, esse é um dado importante.
Em geral, é simples encontrar esse material, bastando buscar pela internet que encontrará diversos resultados. Mais do que isso, uma simples caminhada por outros espaços te dará inúmeras ideias. A inspiração pode ser utilizada nesse momento da mesma forma, de maneira a trazer insights que muitas vezes definem todo o conceito a ser aplicado.
Como criar uma paleta de cores com o auxílio de ferramentas?
Até agora, você provavelmente entendeu bem tudo o que foi dito, mas pode ser que esteja se perguntando sobre a maneira correta de colocar tudo isso na prática. A boa notícia, então, é que não é preciso comprar uma caixa de lápis de cor para cumprir tal tarefa. Felizmente, há inúmeras ferramentas na internet que podem te auxiliar a criar uma paleta de cores para o escritório de sua empresa. Entre elas, destacam-se:
Como criar uma paleta de cores e encantar sua equipe?
Ao longo deste texto, ficou mais do que evidente a importância de criar uma paleta de cores interessante. Mais do que isso, também pôde-se perceber a dificuldade de tal tarefa, visto que depende de vários fatores. Para isso, então, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
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