Aplicado em boa parte das grandes empresas, o endomarketing é uma importante ferramenta para se conectar à equipe. Essa é uma vertente do marketing destinada ao seu público interno, ou seja, seu time de colaboradores, terceiros e demais profissionais que te auxiliam todos os dias. Não à toa, o termo pode ser também conhecido como marketing interno em alguns locais.
Seu grande objetivo, portanto, é melhorar a imagem da organização junto a seus empregados e, mais do que isso, fazê-los sentir-se bem. Dessa forma, essa é uma valiosa tática para incentivar sua equipe, melhorar o clima organizacional e, por que não, colher bons resultados. Para isso, porém, é preciso executá-la com maestria.
Para te ajudar nessa tarefa, nos parágrafos a seguir você poderá compreender melhor o que é e como funciona o endomarketing. Além disso, poderá conferir algumas ações interessantes para colocar em prática.
O que é endomarketing?
Antes de buscar por grandes estratégias ou ações mirabolantes, se faz preciso entender afundo o conceito de endomarketing. Assim, é possível defini-lo como uma técnica dentro do marketing focada no capital humano de seu negócio. Nesse caso, então, o foco não está nos clientes ou no mercado, mas sim nas pessoas que te auxiliam a alcançar os resultados.
Seu grande propósito, portanto, está na busca por um relacionamento mais saudável entre empregador e empregado. Há, entretanto, inúmeras maneiras de melhorar tal relação, sendo preciso identificar possíveis problemáticas de sua empresa e, somente então, traçar a tática perfeita para solucioná-las. Cada espaço corporativo apresenta suas características, e uma mesma estratégia pode não funcionar em todos.
Qual a importância do endomarketing?
O cotidiano da vida moderna faz com que muitos profissionais realizem suas tarefas no modo automático. Mais do que isso, não aproveitam o tempo com seus colegas, nem desfrutam cada momento como se deve, seja na empresa ou em casa. Por conta disso, cada vez mais se faz preciso tornar o ambiente empresarial menos formal e mais acolhedor.
Investir no endomarketing é, então, uma maneira bastante eficaz de melhorar o clima de uma empresa. Essa é também uma forma coerente de fazer com que sua equipe “vista a camisa” da companhia, defendendo-a perante qualquer um. E é esse relacionamento, afinal, que faz com que grandes empresas, como Google e Facebook, cheguem a posições sempre mais altas.
Quais as vantagens de investir no endomarketing?
Não é difícil compreender que inúmeros são os aspectos que podem melhorar ao investir em uma boa estratégia de endomarketing. Da criação de vínculos entre os colaboradores à melhora nos resultados como um todo, diversos são os pontos afetados pela técnica. Assim, é possível destacar como principais vantagens dessa prática:
- Aumento da satisfação dos profissionais;
- Redução do turnover;
- Menor índice de absenteísmo;
- Melhora na qualidade de vida dos funcionários;
- Comunicação mais eficiente dentro da empresa;
- Equipe mais animada e produtiva;
- Maior lealdade dos funcionários com a organização;
- Clima organizacional mais saudável e eficaz.
8 Exemplos de estratégias de endomarketing
Tudo parece lindo no papel, mas conquistar cada uma dessas vantagens apontadas acima não é fácil. Como já explicado, é preciso uma boa tática para reverter determinadas situações, bem como atingir objetivos específicos. Não à toa, diversas são as maneiras de atuar quando o assunto é endomarketing. Para te ajudar a se inspirar, abaixo você poderá encontrar 8 estratégias interessantes para aplicar todo esse conhecimento na prática.
Comunicação interna
Obviamente, a primeira coisa que se pensa ao ouvir falar em endomarketing se relaciona à comunicação interna. De fato, essa não é uma linha de raciocínio errada, muito pelo contrário. Este é sim o primeiro caminho de uma bom planejamento, sempre visando diminuir os ruídos de comunicação entre a empresa e seus colaboradores.
Diversos são os meios possíveis para garantir tal resultado, sendo que algumas empresas já investem muito neles. Jornais internos, newsletters diárias ou semanais, reuniões ou mesmo um quadro de avisos. Melhorar a maneira como as mensagens são passadas e, consequentemente, recebidas, é o mais indicado caminho a se seguir neste caso.
Processo de integração
Quando se fala de integração, há dois pontos bastante interessantes a se mencionar. O primeiro diz respeito ao momento em que um novo colaborador é contratado. Aqui, se faz necessário apresentá-lo à estrutura da companhia e aos sus novos colegas. Tarefa comum do departamento de Recursos Humanos, essa é uma atividade vital para trazer esse profissional para o seu lado.
Além disso, porém, há também o passo posterior, aquele que inclui a integração da equipe como um todo. Para isso, o ideal é investir em técnicas que visem unir os colaboradores, evitando assim o aparecimento de brigas, especialmente entre os distintos departamentos de uma empresa.
Ambientes colaborativos
Ainda que boa parte da atenção esteja na comunicação, o endomarketing deve também se preocupar com o espaço físico da organização. A justificativa para isso é simples, visto que este pode colaborar, ou não, para que os objetivos acima sejam alcançados. Assim, uma das tarefas dos responsáveis pelo tema é se reunir com a liderança da empresa e sugerir algumas mudanças.
Em determinados casos, estas podem ser mais simples, enquanto em outros podem representar uma reforma do escritório. Independentemente da situação, o importante é ter um ambiente que agregue valor à vida dos colaboradores e seu relacionamento. Uma boa ideia, por exemplo, é a instalação de uma sala de descompressão nas dependências da companhia. Esse pode ser o local ideal para promover a cultura da organização e a interação entre os profissionais.
Clima organizacional
Basta somar todos os tópicos citados acima para encontrar como resultado uma considerável melhora no clima organizacional da corporação. Na prática, isso representa melhor relacionamento entre os trabalhadores, menos brigas, mais colaboração e, consequentemente, produtividade dentro do espaço corporativo. E isso, basicamente, é o que qualquer líder quer para seu time.
Dessa forma, se faz importante destacar aqui que, para alcançar tal objetivo, é preciso unificar o time. Em nenhum momento, portanto, deve ser utilizada uma estratégia de separação, ou o famoso discurso de “nós contra eles”. O foco aqui está na união para trazer a paz, a qual melhorará consideravelmente o ambiente de trabalho para todos os presentes.
Eventos institucionais e de integração
Não há dúvida alguma de que todo profissional gosta de uma boa festa, ainda mais no Brasil. Ainda assim, esse não é exatamente o foco destes acontecimentos, os quais podem ser divididos em duas vertentes bem distintas. A primeiras traz os eventos corporativos, que podem contar com palestras ou ainda apresentações para aumentar o engajamento da equipe.
O segundo tipo de evento, entretanto, traz o que realmente faz a cabeça dos profissionais, as famosas festividades. Estas podem ser um pequeno happy hour na sexta-feira, ou então uma grande festa de fim de ano com shows e sorteios. De qualquer forma, seu objetivo é tirar os profissionais do ambiente corporativo e fazê-los se distrair e interagir sem as amarras do mundo empresarial.
Treinamentos e capacitações
Uma das atividades que cabe à equipe de endomarketing, mas que é pouco conhecida pelos demais profissionais, diz respeito à capacitação da equipe. Na verdade, aqui entram alguns pontos que podem interessar muito a qualquer trabalhador. Entre eles, pode-se citar a implementação de um plano de carreira, bem como o treinamento em novas habilidades e conhecimentos.
Em geral, o departamento de Marketing é o encarregado por essa tarefa, principalmente por sua experiência. Para isso, é comum que busquem por treinamentos corporativos que se encaixem às necessidades que a empresa apresenta. Se há um sentimento de receio a respeito de tal situação, por exemplo, é indicado investir em cursos que preparem os colaboradores a ela.
Benefícios aos colaboradores
É mais do que natural associar os famosos benefícios dos colaboradores ao departamento de RH. De fato, grande parte deles é função de tal setor, em especial os que são obrigatórios por lei, como é o caso de vale-alimentação e vale-transporte. Há outros, porém, que podem surgir de uma demanda vinda dos próprios colaboradores. Nesse caso, são extras que visam melhorar sua qualidade de vida.
Diversos são os exemplos que põem ser mencionados aqui, já que estes crescem cada vez mais. Grandes empresas já investem em convênios com academias de musculação, dança ou natação. O mesmo ocorre com parceiras com redes de salão de beleza, bem-estar e até mesmo petshops e estacionamentos. São pequenos mimos, mas que podem fazer grande diferença na vida dos profissionais.
Pesquisas de satisfação
Por fim, é válido destacar uma das atividades mais esquecidos, porém com maior valia para o endomarketing. Essas são as pesquisas de satisfação, que têm grande importância, em especial para entender a opinião e as demandas do funcionários. Assim, essa é uma ferramenta interessante para, de maneira anônima, dar voz à sua equipe.
Em geral, elas são feitas por meio de formulários, que hoje ocorrem no ambiente digital e não duram mais que 5 minutos. Ainda assim, apresentam um elevado grau de apuração para compreender possíveis insatisfações e desejos dos funcionários. Com seus resultados, fica mais simples realizar algumas alterações e melhorar o ambiente de trabalho.
Utilizar o endomarketing em uma empresa pode ser muito positivo!
Por todas as razões que você pôde conferir mais acima, a estratégia de endomarketing pode trazer inúmeros benefícios a uma empresa. Em alguns casos, ela pode apontar a necessidade de algum investimento ou reforma, para assim auxiliar os colaboradores. Se essa for a situação, o mais indicado é contar com bons parceiros, os quais tragam conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!