As dúvidas sobre como montar uma agência de publicidade são muitas, especialmente entre os que abrirão seu primeiro negócio. De fato, são inúmeras as pessoas que se dedicam à área de comunicação e marketing, um segmento que cresce cada vez mais. Os principais questionamentos, entretanto, estão relacionados a quanto custa e como funciona a rotina de um negócio como esse.
Para iniciar essa jornada, então, o ideal é ter consigo um bom e completo plano de negócios. Nele, constarão todos os detalhes com os quais você precisará se preocupar para abrir sua agência. E este se faz necessário tanto na modalidade presencial quanto na virtual. Em ambos os casos também é preciso entender bem sobre o mercado, o que será seu foco e como atingir seu público. Mas tudo isso é especialidade sua.
Assim, neste texto você encontrará tudo o que precisa saber sobre como montar uma agência de publicidade. Da estrutura necessária às tecnologias que terá que investir, passando pela decoração e escolha de cores. Preste atenção e boa sorte nessa nova empreitada!
Como é o ambiente de uma agência de publicidade
O primeiro passo desse projeto corporativo, antes mesmo de se preocupar em como montar uma agência de publicidade, é entender seu funcionamento. Para isso, se faz necessário compreender que este é um setor diferente de tantos outros, com muito mais liberdade e informalidade. Na prática, isso significa que os limites são quase inexistentes, podendo se fazer de tudo um pouco, desde que com um bom planejamento.
A explicação para isso é bastante simples, visto que este é um setor que trabalha intensamente com a criatividade. Logo, esqueça dos tons sérios e as milhares de regras de um escritório. O foco está, justamente, em libertar os pensamentos dos colaboradores e planejar um espaço em que eles se sintam livres, motivados e felizes. Somente assim conseguirão desenvolver uma boa comunicação para seus clientes.
Outro ponto interessante a se destacar neste tema é a personalidade da equipe de profissionais em si. Por conta de suas atividades, este costuma ser um ambiente muito mais alegre, com muita conversa e brincadeiras. Obviamente, sempre há o foco na qualidade do serviço, mas esqueça o silêncio total e a formalidade extrema. Aqui é permitido sair da casinha por um tempo, e isso deve se refletir no resultado da reforma feita no ambiente de trabalho.
8 Dicas de como montar uma agência de publicidade
Agora que está inteirado sobre o funcionamento de uma agência, chega o momento de focar na construção do espaço perfeito. Para isso, a seguir você encontrará 8 dicas de como montar essa agência de publicidade e ter excelentes resultados. Fique atento a cada um dos tópicos e tente aplicar as sugestões no que está planejando. Com isso, poderá oferecer um ambiente perfeito para que a criatividade de sua equipe flua e seus clientes recebam ótimos trabalhos.
Espaço físico e divisão de ambientes
Como qualquer outra empresa, uma agência de publicidade também conta com os mais diversos departamentos. Muitos deles, inclusive, similares a outros negócios, como Recursos Humanos, Financeiro e Diretoria. Dessa forma, é preciso seguir uma lógica semelhante ao que se utilizaria em uma indústria, com cada um desses com seu cômodo particular. Assim, podem trabalhar melhor e mais calmamente.
Ao mesmo tempo, porém, há setores específicos, os quais você deve conhecer ao considerar como montar sua agência de publicidade. Exemplos são Criação, Redação, Tráfego, Planejamento e tantos outros. Estes, por sua vez, seguem o padrão da personalidade do comunicólogo, podendo ser mais irreverentes e informais. Aqui, pode-se investir em espaços abertos e até estações de trabalho rotativas, similares ao um coworking.
Organização e planejamento da rotina
Ainda no tópico do espaço físico de uma agência, é interessante compreender a rotina que esta apresenta. Na prático, isso significa ter um bom entendimento a respeito de como é feito o trabalho e, principalmente, como facilitá-lo. Alguns setores atuam em conjunto com outros, enquanto há departamentos que se mantém mais distantes. Na hora de planejar sua obra corporativa, você precisa dessas informações para dividir bem os cômodos entre essas equipes.
Além disso, é preciso também ter uma boa noção de como essa organização de escritório pode te trazer produtividade. Ainda que não seja uma indústria, a ideia deve ser a mesma de uma linha de montagem, onde o trabalho vai passando de um setor para o outro de maneira fluida e lógica. Somente com isso, você pode ganhar tempo nessa produção e evitar conflitos pela falta de comunicação entre os departamentos.
Mobília confortável e irreverente
Quando se chega ao momento de escolher a mobília, se inicia o processo mais divertido de como montar uma agência de publicidade. É aqui, afinal, que você começará a investir na estrutura de seu time, bem como poderá utilizar sua criatividade para auxiliá-los a trazer melhores resultados. Para isso, é preciso dar destaque a dois fatores de extrema importância nessa discussão: conforto e irreverência.
O primeiro ponto diz respeito à comodidade que os móveis para escritório trazem aos colaboradores. Por ficarem muito tempo em seus computadores, se faz preciso uma certa preocupação com sua ergonomia e bem-estar. Aliado a isso, porém, você pode trazer um pouco de informalidade, investindo em cores, estampas e designs totalmente diferentes do padrão. Das cadeiras às estações de trabalho, não há limites para sua imaginação.
Paleta de cores sem tons pasteis
Seguindo essa ideia, chega-se à escolha da paleta de cores de sua agência, que, como você mesmo sabe, deve estar de acordo com sua identidade visual. Assim, é bom, antes de tudo, já ter definida a cara que sua marca terá e como ela se comportará. Esses são fatores que facilitarão a escolha por cores que construam essa identidade também nas paredes do espaço de trabalho.
A notícia boa é que, novamente, não há muito com o que se preocupar, já que as opções são ilimitadas. Você pode ir do vermelho ao rosa choque, do verde limão ao cinza sem problema algum. Para isso, entretanto, é aconselhável a ajuda de uma empresa de arquitetura ou arquiteto, sendo esses os profissionais que garantirão que essas escolhas façam sentido. Como em qualquer lugar, aqui também liberdade demais pode ser um problema.
Decoração divertida e lúdica
Como você já deve imaginar, a decoração de um escritório nesse tipo de empreendimento é diferente de uma empresa comum. No máximo, pode ser parecida à de um departamento de marketing, mas com ainda mais liberdade. Por isso, o ideal é investir em peças únicas, que tragam um tom divertido e que aticem a criatividade de sua equipe.
Não necessariamente é preciso pintar tudo com cores chamativas e grandes cartazes com piadas. Muito pelo contrário, essa transformação pode ocorrer de maneira sutil, mas eficiente. Bons exemplos para isso são os quadros para escritório com frases, bem como itens de decoração com um estilo vintage. Ainda que pequenos, esses são detalhes importantes e que, no contexto correto, podem trazer bons resultados e uma estética totalmente diferenciada.
Estrutura que traz resultados
Toda essa informalidade tem que existir desde o início de seu planejamento de como montar uma agência de publicidade. Isso não quer dizer, porém, que você possa se esquecer de uma estrutura que o permita conseguir bons resultados nesse negócio. Para isso, é bom sempre considerar a rotina de seus colaboradores e da empresa como um todo. Um bom exemplo disso é a necessidade de uma sala de reunião para encontros com clientes e apresentação de campanhas.
Da mesma forma, você precisa levar em consideração o perfil dos profissionais que aqui trabalham com você. Não é novidade alguma que publicitários, em geral, adoram café, sendo uma boa cafeteira um investimento certeiro. Isso também se aplica em sua necessidade de descontrair e conversar com outras pessoas, sendo interessante proporcionar uma sala de descompressão bem equipada dentro do ambiente de trabalho.
Tecnologia que se adapta à evolução
Uma das grandes dificuldades de como montar uma agência de publicidade está no investimento em aparatos eletrônicos. Por conta do trabalho de criação, diagramação e edição, são imprescindíveis computadores potentes e, consequentemente, caros. Em alguns casos, cada máquina dessas pode custar o valor de um carro zero quilômetro. Além disso, ainda é preciso pensar em sua manutenção e na futura troca, já que elas tendem a ficar obsoletas em questão de anos.
A mesma lógica se aplica a outros equipamentos, como boas impressoras para apresentar as ideias aos clientes. Com o mesmo objetivo, é interessante contar com um espaço para apresentações junto a estes. Neste ambiente, você deve investir em um ótimo projetor ou televisão, para que as cores apresentadas sejam coerentes com o que seu time de criação planejou. Lembre-se que é nessa hora que as empresas verão sua real capacidade de trazer resultados.
Descontração na medida certa
Em muitos pontos deste texto foi mencionado como a descontração pode auxiliar na rotina de sua equipe. Ainda assim, é preciso destacar que esta ainda é uma empresa, que precisa gerar negócios e trazer lucros. Logo, é preciso encontrar o ponto correto de informalidade para que tudo funcione da maneira certa. É com esse intuito que você deve considerar não somente o que é divertido, mas sim o que pode auxiliar seu time a trazer melhores resultados. O foco aqui continua sendo a produtividade.
Seria lindo ter uma empresa sem regras, em que cada profissional faz o que quer, mas não é assim que funciona. Por isso, uma boa forma de encontrar esse ponto exato em que a criatividade se encontra com a produtividade é buscar por cases de sucesso. Nada melhor, então, do que compreender como grandes empresas conseguiram aliar esses fatores e conquistar mercado. E há melhores exemplos para isso do que os escritórios do Google e do Facebook?
Como montar uma agência de publicidade sem preocupação?
Mesmo com tantas possibilidades e a falta de um limite claro entre o formal e o informal, descobrir como montar uma agência de publicidade não é tarefa fácil. Sabendo disso, o mais indicado é contar com parceiros que lhe auxiliem durante toda essa jornada. Nesse momento, procure por quem apresente conhecimento e experiência nesse mercado.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
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