Separar um espaço exclusivo para uma sala de entrevistas é uma etapa constantemente esquecida em reformas corporativas. Em sua maioria, os gestores acabam nem lembrando desse ambiente, ou imaginam que não seja necessário projetá-lo. Muitos, aliás, acreditam que uma entrevista de emprego pode ser feita em qualquer local.
A realidade, porém, é que ter um cômodo próprio para este fim pode fazer total diferença em sua empresa. Talvez não agora, mas com certeza quando seus novos contratados começarem a atuar e tomar decisões no negócio. Já parou para pensar que, quanto mais proveitoso for esse momento, melhores resultados sua companhia terá?
O objetivo aqui é tornar o candidato confortável, possibilitando-o a demonstrar todo seu potencial ao recrutador. Muitas pessoas, afinal, se impactam pelo ambiente e se desesperam no questionário. Assim, confundem as perguntas e dão respostas sem sentido. Essa é uma hora tensa, em que um emprego e um sonho estão em jogo. Então não há por que torná-la ainda pior.
É com isso em mente que, no texto abaixo, você aprenderá como montar a sala de entrevistas ideal. Com as dicas que verá a seguir, poderá entender a importância não somente desse ambiente, mas também de tudo que vai dentro dele. Por isso, muito foco na leitura para adaptar as ideias à sua realidade!
O momento na sala de entrevistas
Qualquer um que já passou por essa situação sabe: uma entrevista de emprego é um momento extremamente tenso. As mãos suam, a mente não fica quieta, as pernas não param de se mexer. O medo do que vai ser perguntado toma conta, bem como a confiança de ser o candidato ideal para aquela vaga.
O que você pode não ter pensado é que o ambiente corporativo em que você se encontra pode auxiliar nesse processo. Para o bem ou para o mal, o cômodo pode te deixar ainda mais tenso, ou ainda te relaxar em um momento tão complicado. Obviamente, para os candidatos, o melhor é sempre a segunda opção.
E, ao contrário do que muitos podem imaginar, as empresas devem pensar da mesma maneira, oferecendo uma sala de entrevistas bastante convidativa. Isso possibilitará aos candidatos demonstrarem todas suas habilidades, tornando a decisão do gestor muito mais simplificada e, consequentemente, assertiva.
Como montar a sala de entrevistas ideal
Com tudo isso que leu acima, é inevitável repensar todo o processo de recrutamento de sua empresa. Assim, o primeiro passo a se tomar é realizar uma reforma em sua sala de entrevistas. Esse investimento te permitirá encontrar os melhores profissionais, os quais ajudarão sua organização a crescer cada vez mais. E, para isso, basta seguir os seis pontos abaixo.
Espaço perfeito
Antes de qualquer outra coisa, se faz necessário encontrar o espaço perfeito para posicionar sua sala de entrevistas. Aqui, diversos são os fatores que pesam nessa decisão, influenciando diretamente na qualidade do processo seletivo. Por conta disso, seu foco nesse primeiro momento deverá estar inteiramente nesse pensamento. Afinal, onde é a melhor área para, enfim, construir esse cômodo de tanta importância?
Dos fatores citados acima, alguns possuem maior destaque nessa discussão. O primeiro é escolher um ponto mais deslocado do caos corporativo, já que algumas entrevistas podem ser para vagas que já possuem um profissional. E ninguém precisa passar por essa situação desconfortável.
Outra coisa a se considerar é a locomoção dos candidatos até o espaço. Muitas empresas, por exemplo, optam por criar a sala próxima à recepção ou portaria da companhia. Dessa forma, evitam que haja um contato desnecessário entre os possíveis e os atuais colaboradores.
Ambiente silencioso
Este poderia ser apenas mais um dos fatores citados acima, mas possui uma importância tão grande que merece seu próprio tópico. Assim, buscar por um ambiente silencioso e sem muitas interferências externas é extremamente relevante para a discussão. Você não quer que o recrutador seja atrapalhado a todo o momento, ou ainda que não ouça o que o candidato está respondendo.
Por isso, indica-se realizar a construção desse ambiente longe da produção em organizações que possuem esse setor. Da mesma maneira, é preciso entender as necessidades de cada departamento de uma empresa. Com isso, fica fácil entender que não é o ideal posicionar sua sala de entrevistas próxima aos setores de vendas a marketing, que fazem mais barulho.
Juntando este item ao anterior, então, entende-se que, se possível, é interessante fazer esse espaço perto do departamento de RH. Por conta dessa pequena distância, será mais fácil para os profissionais controlarem os barulhos externos e se focarem mais no processo seletivo.
Cores relaxantes
Voltando à introdução deste texto, você se lembrará do pavor que muitas pessoas têm desse espaço em específico. Sabendo disso, não há por que tornar sua sala de entrevistas ainda mais assustadora. E um ponto que tem ligação direta a isso é a coloração do ambiente.
Com isso em mente, pense no que te faria se sentir melhor se a situação fosse com você. Provavelmente, tonalidades mais neutras e pastéis te deixariam mais confortável do que tons escuros ou extremamente chamativos, não é? Saiba que de nada adiantará ter na paleta a cor do ano Pantone se ela assustar seus candidatos.
O mais indicado aqui é utilizar cores mais relaxantes, que acalmem os profissionais que ali serão entrevistados. Oferecendo isso a eles, você terá de volta o melhor que eles podem te apresentar, e será bem mais simples realizar sua avaliação. Esse é, afinal, o grande objetivo de todo esse processo, correto?
Mobília confortável e convidativa
Um ponto bastante interessado para se pensar sobre esse tema é que, de alguma forma, este será o primeiro contato de um profissional com sua empresa. Independentemente de ele ser aprovado ou não no processo, é bom que sua imagem da companhia seja positiva. Assim, tudo deve ser agradável nesse momento.
Por conta disso, é preciso pensar bastante na mobília utilizada na sala de entrevistas. Em primeiro lugar, elas devem combinar com o ambiente como um todo, usando tons complementares à paleta das paredes e piso. Além disso, devem ser móveis de escritório confortáveis, para relaxar o máximo possível o candidato.
Por fim, pense também na utilidade desses objetos durante a entrevista. Para isso, o ideal é consultar o departamento de recrutamento e verificar o que é necessário para tornar essa uma experiência válida. Se forem feitas dinâmicas em grupo, podem ser necessárias mais cadeiras. Se há uma apresentação da organização, será preciso um melhor posicionamento das peças.
Estrutura completa
Seguindo a lógica do tópico acima, também é necessário manter um canal constante com o RH para entender o que mais será preciso. Muitas vezes, esses processos acabam necessitando de uma estrutura mínima para se tornarem eficazes. E é dever da companhia, então, prover tudo o que for pedido.
Em alguns casos, uma sala de entrevistas pode requerer alguns materiais de escritório, como caneta e papel. Ao mesmo tempo, se haverá uma projeção ou apresentação, é preciso disponibilizar uma tv ou projetor que permita que esta ocorra. Podem parecer detalhes simples, mas que farão total diferença no resultado do processo.
Sabendo disso com antecedência, é possível realizar um projeto de reforma muito mais completo e ajustado às necessidades. Esse investimento, portanto, será importante na seleção de seus novos colaboradores, os quais poderão levar sua empresa a um novo patamar.
Identidade corporativa
Para finalizar essa lista, se faz preciso lembrar de um tópico bastante esquecido em qualquer obra. A identidade de sua empresa é algo de extremo destaque, e que não pode ser deixado de lado a qualquer momento. O departamento de marketing de esforça muito para criar uma imagem positiva, e esta deve estar presente em todos os aspectos da companhia.
Assim, lembrando que a sala de entrevistas é o primeiro contato de profissionais com sua organização, ela precisará ter a sua cara. Considerando esse ponto, toda a pintura e decoração do espaço deve ser feita de acordo com essa identidade. Essa, afinal, é sua cultura organizacional, que deve aparecer desde o primeiro momento.
Para aplicar essa técnica, então, sugere-se conversar um pouco com os profissionais que cuidam de sua marca. Verifique as cores a serem utilizadas, como a decoração deve ser feita e o que deve haver no espaço. Se quiser um exemplo prático, imagine, por exemplo, o escritório do Google. Você realmente acha que a sala de entrevistas deles não segue à risca sua identidade colorida e irreverente?
Repense sua sala de entrevistas conforme essas dicas!
Você deve ter percebido no texto acima que, ainda que muitas vezes esquecida, a sala de entrevistas é muito importante para uma organização. Assim, não faz sentido ter um espaço corporativo perfeito, mas sem dar o devido destaque a esse cômodo também. Para isso, porém, é preciso contar com os parceiros ideais, aqueles que te permitirão tirar o máximo proveito desse ambiente também.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!