Uma das grandes tendências da arquitetura atual é o estilo industrial, que invade cada vez mais espaços. Sua estética simples e minimalista com um ar rústico tem feito a cabeça de clientes de todos os tipos. De pequenos lofts e estúdios a grandes empresas, todos querem um ambiente com essas características.
Para aplicar essa técnica nos espaços, porém, é preciso conhecimento. A decoração possui suas particularidades e deve ser adaptada a cada cômodo. Cozinhas, salas, escritórios corporativos e até lojas podem utilizá-la. Para isso, entretanto, precisa-se entender seus atributos e como adequar-se a eles.
Está querendo montar um ambiente em estilo industrial também? Confira no texto abaixo as principais características dessa tendência e como remodelar seu espaço corporativo!
O que é o estilo industrial?
Com uma pegada que se mistura entre o vintage e o contemporâneo, o estilo industrial é o queridinho do momento. Sua história, porém, se inicia ainda na década de 1970 nos Estados Unidos, quando a ideia surgiu e se difundiu. Desde então, se espalhou pelo mundo e encantou as novas gerações, que gostam de algo mais cru e diferenciado.
Dessa forma, esse é um estilo que se difere dos demais por apresentar uma visão mais rústica, sem muito detalhes. Das paredes à decoração, tudo é feito para, justamente, remeter a um ambiente antigo, como um galpão industrial americano dos anos 1980. E, por incrível que pareça, consegue deixar todo um espaço mais moderno e sofisticado.
Quais são as características do estilo industrial?
Para tirar essa ideia do papel e transformar seu escritório comercial, se faz preciso entender quais detalhes precisarão ser mudados. Assim, abaixo você poderá encontrar as principais características do estilo industrial e como aplicá-las em seu espaço. Preste atenção às informações e já comece a imaginar as diferenças que elas farão no seu negócio.
Concreto e vigas por todos os lados
Sem dúvida alguma, uma das características mais marcantes dessa tendência é a utilização em excesso de concreto. Dessa forma, esqueça as paredes cheias de acabamento, cores e texturas, o foco aqui está na simplicidade. Além de diferente, o material é mais resistente, durável e possui custo bastante acessível.
Para completar, você pode deixar à mostra as vigas que dão sustentação à estrutura de seu ambiente. Essa, aliás, é uma facilidade desse estilo, já que nos demais o comum é tentar escondê-las. Nesse conceito, você não somente deve deixá-las expostas, mas também fazer com sejam um destaque do projeto.
Tijolinho aparente pode sim
Se não quiser deixar todo o seu ambiente apenas com concreto, há uma opção muito interessante. O tijolo aparente está em alta, sendo uma alternativa barata e que dá um diferencial ao espaço. Além disso, é possível deixá-lo em sua coloração natural, em laranja, ou optar por outras tonalidades. O branco e o cimento queimado são ótimas possibilidades.
Mais uma vantagem de optar pelo tijolo é que ele traz textura ao ambiente, não sendo apenas uma parede lisa. Também é possível utilizar diversos itens de decoração que tragam ainda mais do estilo industrial ao seu escritório. Por fim, é preciso destacar que o conceito funciona muito bem tanto em espaços pequenos quanto nos mais amplos.
Metal é obrigatório
Um ponto chave do estilo industrial é, além dos itens citados acima, a utilização do metal. É este componente, afinal, que traz a característica de algo mais vintage ao seu projeto de reforma. Por conta disso, não há por que economizar com o material, podendo utilizá-lo tanto nos móveis quanto na decoração.
Não pense, porém, que este deve ser cru, com sua coloração padrão prateada. Em geral, opta-se por pintá-lo de preto para trazer um ar mais rústico e menos luxuoso ao conceito. Mas, como verá mais abaixo, outras cores não estão proibidas, muito pelo contrário. Desde que bem estudada, qualquer tonalidade pode ser utilizada.
Madeira e mais madeira
Não é possível falar do mais atual dos estilos de arquitetura corporativa sem falar do uso da madeira. Por isso, sua utilização, principalmente nos móveis, é quase que obrigatória. A mistura da madeira com o metal, aliás, é um dos traços mais marcantes do industrial.
Mas esse não é único ponto em que o material pode ser utilizado. A decoração com objetos de madeira faz total diferença no projeto, assim como seu uso na arquitetura do ambiente. As próprias vigas citadas acima podem ser deste componente. Uma boa ideia para essa aplicação, inclusive, é a madeira de demolição, que traz estilo e sustentabilidade ao ambiente.
Tubulações aparentes
Para auxiliar nesse aspecto de estilo industrial, uma das estratégias é deixar toda a tubulação aparente. Em especial, fala-se aqui da rede elétrica que, ao invés de ficar dentro da parede, fica para fora. Com o fim de seguir a estética citada nos itens acima, a sugestão é apostar no metal.
Assim, deixe a passagem elétrica aparente, o que além de garantir uma aparência diferente, barateia e muito a obra. A parte interessante disso, então, é que os canos acabam sendo utilizados também como parte da decoração. Dessa forma, é possível até pintá-los para que se adequem aos demais objetos do espaço.
Esqueleto do espaço
Muitos dos tópicos já mencionados citam a falta de um acabamento tradicional no ambiente como um todo. Obviamente, isso não é uma coincidência, já que muito da estética deste estilo é baseada nesse ponto. Dessa forma, pode-se dizer que uma de suas características é, justamente, deixar o esqueleto do espaço à mostra.
Para conferir esse visual, é recomendado também evitar a utilização de forros e pinturas em todas as áreas. No teto, por exemplo, as vigas podem aparecer, bem como a instalação elétrica. São esses aspectos, afinal, que garantem a aparência de um galpão que se busca aqui.
Muita iluminação
Mais abaixo serão citadas as cores utilizadas nesse tipo de opção arquitetônica. Ainda assim, você já deve ter percebido que com madeira, metal, concreto e tijolo, a estética como um todo é escura. Para reverter essa ideia e tornar o ambiente propício para o trabalho, a iluminação deve ser boa e, de preferência, natural.
Essa é uma maneira de tornar o espaço mais leve e positivo, evitando o breu em seu interior. Para isso, utiliza-se muito de grandes janelas de metal que cobrem boa parte das paredes. Claraboias também são muito úteis, podendo trazer luz de cima e dando um efeito arquitetônico muito interessante.
Atenção às cores
Neste ponto se encontra o quesito que talvez choque mais os que estão lendo este texto. Ao contrário do que se imagina, não há uma paleta específica no estilo industrial, cabendo a você viajar nas opções. Das lindas cores do ano Pantone a uma temática mais gótica e escura. Tudo é possível. A explicação para isso é bastante simples: contraste.
É esse ponto que torna possível, por exemplo, a utilização de uma cartela bem alegre, com tons de amarelo, laranja e vermelho. Estes, entretanto, devem ser posicionados estrategicamente, de maneira que componham o espaço, e não o dominem. Uma dica interessante é optar por móveis coloridos ou até pintar as tubulações.
Amplitude dos ambientes
Agora que já foram citadas todas as características estéticas desse estilo, chega o momento de focar em dados mais técnicos. Aqui, o destaque vai para a forma como se usufrui dos ambientes, seguindo a aparência do tema, mas sem sobrecarregar a empresa como um todo.
Uma saída inteligente e bastante utilizada para isso é a de dar amplitude aos espaços. Assim, pode-se aproveitar essa reforma no escritório para, quem sabe, tirar algumas paredes. A moda do espaço aberto chega ao ambiente corporativo tornando as salas mais amplas e os cômodos de convivência mais acessíveis.
Otimização dos cômodos
Seguindo essa lógica, o intuito dela é justamente de otimizar ao máximo cada um dos cômodos da organização. Um ambiente, portanto, pode passar a ter mais de uma utilização, além de se encaixar aos demais de maneira mais harmônica. Esse é outro fator que traz beleza, comodidade e barateia o projeto.
Para se adaptar a isso, porém, é preciso também adequar a forma como a companhia de organiza. Os diferentes departamentos da empresa poderão conviver mais e aproveitar dos mesmos ambientes. A ideia traz maior comunicação aos colaboradores e um sentido de time muito mais vivo.
Como aplicar o estilo industrial em sua empresa
Como tudo, a arquitetura é algo que evolui e, a cada ano, traz novas tendências para o mercado. Assim, o estilo industrial é o mais novo queridinho de arquitetos e clientes ao redor do globo. Além de trazer um aspecto mais rústico e minimalista ao espaço, é uma estratégia que torna os custos da reforma significativamente mais baixos
Realizar uma atualização como essa, porém, não é algo simples, especialmente pelas grandes mudanças estruturais. Dessa forma, o mais indicado é contar com um parceiro que te auxilie ao longo dessa jornada, garantindo o resultado esperado e a eficácia do projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!