Escolher entre uma tv ou projetor para equipar uma empresa é uma dúvida bastante comum. Com a variedade de modelos e ampla opção de preços, definir por um dos equipamentos se torna uma tarefa difícil. Como é possível, afinal, selecionar somente uma dentre essas possibilidades?
De um lado, a idealização de uma sala ultramoderna, com um projetor jogando a imagem em uma grande parede. Do outro, a expectativa de melhorar a decoração de seu escritório com uma linda Smart TV 4K. De fato, ambas as alternativas são interessantes, mas definir a ideal requer alguma pesquisa. Para isso, então, se faz necessário entender alguns conceitos antes de se tomar uma decisão.
Se você está com essa dúvida em sua mente, o texto abaixo é para você. Confira como decidir entre uma tv ou projetor e quais os prós e contras de cada um. Além disso, descubra quais são os pontos principais que deve considerar antes de nomear o escolhido.
TV
Com o avanço da tecnologia, as televisões foram um dos aparelhos que mais evoluíram nos últimos anos. Dos enormes modelos de tubo, passando pelas LCD, LED, Smart e, agora, as 4K. Sem dúvidas, o progresso visto nesse mercado é de espantar até os mais bem-informados sobre os aparelhos.
Atualmente, as opções disponíveis abrangem uma extensa faixa de preço, que se inicia nos 1 mil reais e alcança facilmente os 50 mil. As alternativas mais em conta, em geral, apresentam tecnologia LED e já são Smart — se conectam à internet. Por esse valor, os equipamentos tendem a ser menores, com tamanhos a partir de 24 polegadas, considerados monitores.
Já os modelos mais caros oferecem uma engenharia mais sofisticada e com ferramentas mais atuais. Por cerca de 40 mil reais, por exemplo, é possível encontrar um modelo com imagem 8K de 82 polegadas. Para se ter uma ideia, isso representa uma tela de aproximadamente 1,0 x 1,8 metros em seu escritório corporativo. Nessa hora, o tamanho deixa de ser um ponto de preocupação quanto à escolha entre tv ou projetor.
Projetor
Outra possibilidade para os que querem mudar um pouco é optar por um projetor. A ferramenta está bastante em alta, tanto no ambiente corporativo quanto no domiciliar. Neste, aliás, tem ganhado cada vez mais destaque, fazendo parte de inúmeros projetos residenciais. Além disso, é possível utilizá-lo tanto na parede quanto em uma tela de projeção de lona ou até vidro.
Assim como as televisões, eles apresentaram grande evolução nos últimos anos, apresentando imagens cada vez mais nítidas. Dessa forma, se esqueça daquela impressão antiga que tem sobre os aparelhos. Hoje em dia, não há mais aquela aparência ruim e eles são menos suscetíveis à iluminação do ambiente. O que pode ocorrer, entretanto, é que você precise de uma pequena reforma no escritório para valorizar o produto.
Em contrapartida, esses modelos costumam ser disponibilizados por valores considerados altos por muitas empresas. Na internet, é possível encontrar preços que vão dos 2 mil aos 100 mil reais. Obviamente, a qualidade avança junto ao preço, o que faz com que a decisão entre tv e projetor acabe ficando nas cifras apresentadas por cada um.
TV ou Projetor: Como escolher?
Agora que possui uma ideia melhor de cada uma das opções, se faz necessário compreender como escolher entre elas. Para isso, o ideal é analisar todos os aspectos que interferirão nessa decisão, que não são poucos. Assim, na hora de se decidir entre tv ou projetor, confira os seguintes pontos:
- Funcionalidades;
- Espaço;
- Imagem;
- Áudio;
- Conexões;
- Custo;
- Manutenção.
Funcionalidades
O primeiro ponto a se analisar na hora de escolher entre tv ou projetor é a função que este terá. Por isso, o ideal é entender para que o aparelho será utilizado e por quem, já que isso definirá as funcionalidades necessárias. Certas atividades possuem necessidades diferentes de outras, o que interfere diretamente em sua escolha.
Com isso em mente, o indicado é compreender se a ferramenta será utilizada na sala de reunião ou na sala de descompressão. Ou ainda, se terá como função entreter os colaboradores ou passar dados importantes sobre as metas da companhia. Ou melhor, se ficará ligado o dia inteiro ou somente em momentos especiais de utilização. Essas são questões que você precisará ter as respostas antes de iniciar sua busca.
Espaço
Sem dúvida alguma, um dos fatores a se considerar no momento da escolha entre os aparelhos é o espaço no qual ele será instalado. Como visto acima, a gama de tamanhos oferecida é extensa, e o tamanho da parede influencia na definição do produto. Logo, este é outro ponto a se atentar antes mesmo de começar a procurar sobre tv ou projetor.
Aqui, alguns itens são essenciais para que você defina a melhor ferramenta para você. Entre eles, pode-se citar o tamanho da parede, a iluminação do ambiente, a distância de quem irá assistir e as conexões disponíveis no espaço. Tudo isso precisa ser analisado para que não seja necessário, depois de comprado o produto, adaptar o seu escritório a ele.
Imagem
Voltando ao primeiro tópico desta lista, se faz necessário compreender a importância da qualidade da imagem para sua empresa. Obviamente, você irá optar pela melhor resolução, mas nem sempre isso será necessário. Conforme explicado, um aparelho utilizado para passar o jornal durante o almoço pode ter uma qualidade de imagem inferior a outro que apresenta as metas à equipe de vendas.
Atualmente, tv ou projetor apresentam uma boa qualidade, o problema está no custo. Enquanto televisores oferecem resoluções fantásticas a partir dos 5 mil reais, os projetores que acompanham essa qualidade são geralmente mais caros. Nesse momento, se faz necessário, novamente, conferir a distância que as pessoas estarão da tela. Se tiver pouco dinheiro ou espaço pequeno, a tv é a sugestão.
Áudio
A mesma lógica pode ser utilizada para o áudio dos aparelhos, ainda que aqui a situação possa ser inversa. Em geral, telas utilizadas para apresentações não necessitem de sons tão potentes. A justificativa para isso é que quem estará falando será a pessoa apresentando. Aparelhos utilizados para recreação, entretanto, requerem um alcance maior para entreter os espectadores.
Dentre as opções disponíveis no mercado, os televisores contam com áudio próprio, auxiliando nesse problema. Projetores, em sua maioria, não contam com essa funcionalidade, precisando de um autofalante para cumprir o papel. Assim, na disputa entre tv ou projetor, o primeiro leva a melhor quando o assunto é som. Mas não pense você que essa batalha já está ganha.
Conexões
Ainda nos quesitos técnicos da escolha entre tv ou projetor, é preciso considerar as conexões de cada um. Em um mundo conectado, afinal, esse é um ponto importante e que pode fazer total diferença. Sabendo disso, é interessante buscar informações a respeito do tema, especialmente de conexões básicas, como wi-fi, bluetooth, HDMI, USB e VGA.
Felizmente, este é um ponto em que ambos os concorrentes oferecem funcionalidades interessantes. Nos dois casos é comum que esses itens básicos estejam presentes desde os modelos mais simples. Também é possível encontrar espelhamento de tablets e celulares em uma faixa de preço inicial nos dois aparelhos. Assim, pode se considerar um empate entre eles, desde que contrapondo versões similares das ferramentas.
Custo
Quando apresentados cada um dos concorrentes dessa disputa, já foi sinalizada a faixa de preço deles. Ainda assim, é interessante compreender que, sendo ela extremamente ampla, os custos podem ser bastante diferentes. Também se faz preciso comparar, como dito no tópico acima, versões similares de ambos os aparelhos. Dessa forma, a comparação será mais justa e te trará respostas mais confiáveis.
Em termos gerais, o preço de entrada das duas ferramentas é similar, estando na faixa dos 2 a 5 mil reais. O que os difere, porém, é que a televisão oferece modelos mais completos por um valor mais baixo. Assim, é possível ter um produto de extrema qualidade gastando menos que no projetor. Mas, de qualquer forma, vale a pena fazer uma boa pesquisa e cotar com diversos fornecedores para buscar o melhor custo-benefício.
Manutenção
Mesmo que o tópico acima apresente grande destaque nessa discussão, não se pode esquecer da manutenção do aparelho. Seja uma tv ou um projetor, a utilização contínua pode trazer complicações, e isso deve ser analisado no momento da compra. Primeiro por conta do custo de reparação, e segundo pelo tempo que essa conservação tornará este inutilizável.
Com isso em mente, é bom saber que os fabricantes de televisores possuem mais revendas autorizadas. Dessa forma, a manutenção é mais simples, ainda que não necessariamente barata. Os projetores, por outro lado, apresentam dificuldade em encontrar pessoas aptas a cuidar deles. Se estiver em um grande centro urbano ou tiver bons fornecedores, porém, esse pode ser um assunto subjetivo.
Qual aparelho escolher entre tv ou projetor?
Ainda que seja possível utilizar as dicas acima para chegar a uma decisão, a realidade é que depende muito de sua situação. Do valor que possui para investir às particularidades de sua companhia. Tudo influencia na hora de escolher entre tv ou projetor. Uma boa ideia, entretanto, é contar com parceiros que te auxiliem durante esse processo de renovação do ambiente corporativo.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!