Para quem desejar realizar a reforma do escritório, um fator a ser bastante valorizado é a produtividade. Afinal de contas, é para isso que empresas contratam funcionários. Por isso, como projetar ambientes corporativos com alta produtividade?

Produtividade nas grandes empresas é a principal palavra-chave. Só que não existe uma fórmula mágica de obtê-la, já que a produtividade é o resultado direto de uma mistura de fatores diretos e indiretos no trabalho. Entretanto, já foi comprovado inúmeras outras vezes que os ambientes podem ser responsáveis no seu estímulo.

Sendo assim, são inúmeros os escritórios ou empresas que empregam mudanças no layout de seus ambientes com a finalidade de explorar a produtividade dos funcionários, aumentá-la e colher bons resultados.

Existe uma relação entre o bem-estar dos funcionários e a produtividade que é estudada pela neuroarquitetura, que você pode ler mais sobre aqui. Entretanto, existem outros aspectos relevantes que também deverão ser considerados ao estruturara um layout visando o aumento da produtividade dos colaboradores.

Nesta postagem você vai entender melhor quais aspectos você deve considerar ao projetar ambientes corporativos com alta produtividade.

Acompanhe!

A importância de um bom ambiente de trabalho

O que você pensa ao imaginar um ambiente de trabalho? Provavelmente, algo como isso daqui:

Aposto como acertei!

Correto? Então, geralmente, as pessoas imaginam um ambiente com alta circulação de colaboradores, moveis desenvolvidos para desempenhar funções práticas, milhares de demandas sendo desenvolvidas. Decerto, essa é a imagem ideal de um escritório. Mas muito, além disso, as pessoas visualizam um ambiente com um layout bem definido que elimine todas as barreras física que dificulte a circulação e a execução de tarefas, assim como um espaço onde produtividade e criatividade vão à altura.

Isso porque um espaço que facilite a execução de tarefas e circulação de colaboradores é capaz de proporcionar boa comunicação e interação entre os integrantes da equipe, além de oferecer processos e decisões mais rápidas no ecossistema empresarial. Dessa forma, um bom ambiente de trabalho deve estar em busca de sinergia, otimização, potencialização de projetos, entre outros.

projetar ambientes corporativos com alta produtividade?
É necessário que, ao pensar no seu escritório, você esteja interessado na criação de um ambiente prático e funcional

Existem outros fatores determinantes que ajudam a catapultar a produtividade dos funcionários de uma empresa. Tais como acústica adequada, presença de iluminação eficaz, ambientes com boa circulação de ar e com dispositivos que consigam manipular a temperatura, salas e espaços organizados e com móveis adequados. Sendo assim, qualquer elemento que seja utilizado no cotidiano de uma corporação deverá estar de acordo com questões ergonômicas, desempenhando suas funções originais, alocados em pontos estratégicos do escritório e ao alcance de todos os funcionários.

Menos tempo, mais trabalho

Quando se organiza um escritório levando em consideração todos os pontos supracitados, o tempo na execução de tarefas será otimizado, proporcionando a execução de tarefas em um tempo menor. Assim, o ambiente contribuirá diretamente na forma com a qual os membros da equipe consigam exercer o seu ofício sem que percam tempo com pormenores como, por exemplo, a procura por itens básicos e essenciais corporativos.

Fatores que comprometem com o tempo útil de trabalho podem ser resolvidos com simples regras que ajudarão na reestruturação de ambientes mais agradáveis e produtivos. Ao se realizar um estudo de layout, pode ter certeza que todas essas instruções serão seguidas pelo arquiteto ou empresa de arquitetura corporativa contratada para a execução do projeto do escritório.

Vamos agora entrar com mais detalhes em todos os fatores que influem diretamente na produtividade dos ambientes corporativos, continue a leitura.

Como projetar ambientes corporativos com alta produtividade

É a partir dessas orientações simples que conseguimos analisar verdadeiramente a diferença de um bom trabalho de planejamento de arquitetura na concepção de layouts e ambientes mais inteligentes. Pois, a partir destas normas é que poderemos ver uma mudança no comportamento e postura profissional dos colaboradores. 

Você poderá notar até mesmo o aumento de satisfação dos membros da equipe. Aliás, também há quem diga que ao projetar ambientes corporativos com alta produtividade você poderá oferecer mais saúde às pessoas que trabalham lado a lado.

Os principais elementos capazes de aumentar o fluxo de produtividade entre os empregados consistem em:

  • Conforto acústico;
  • Ergonomia; 
  • Iluminação; 
  • Organização.

Exemplos de como projetar ambientes corporativos com alta produtividade vai trazer benefícios ao seu ambiente de trabalho

Um dos exemplos mais marcantes em relação a um bom planejamento de layout se refere à iluminação. Inclusive, para quem está fazendo homeoffice. Por exemplo, em salas muito iluminadas (excessivamente iluminadas, no caso) a visão dos trabalhadores pode ficar mais cansadas. Isso porque, além do excesso de iluminação, cada colaborador ainda estará afetado pela iluminação do notebook, computador ou tablet. 

projetar ambientes corporativos com alta produtividade

Isso vai diminuir a sua produtividade, óbvio, pois eles vão acabar “cansando” mais rápido. Pode não parecer, mas a iluminação correta dos ambientes vai trazer inúmeros benefícios. Já espaços com pouca (ou nenhuma) iluminação também afetará a energia dos colaboradores da mesma forma.

Por isso é essencial que em um bom planejamento arquitetônico haja muito foco na iluminação dos espaços. E não estamos falando apenas na escolha das luzes e em quais espaços terão luminárias. Estamos nos referindo na escolha de cortinas, das cores dos cômodos, dos móveis, entre outros.

Veja a seguir quais são os principais itens que não devem ser esquecidos na hora de realizar um planejamento de layout, que tenha como principal objetivo impulsionar a produtividade nos seus ambientes.  

Quer começar a reforma no escritório, mas não sabe por onde? Veja o nosso passo a passo aqui!

Aspectos que devem ser considerados ao projetar ambientes corporativos com alta produtividade

A partir de agora, você vai acompanhar todos os pontos fundamentais que devem ser levados em consideração para melhorar a produtividade dos seus funcionários no seu ambiente de trabalho. Mas calma, você não fará isso sozinho. Ao contratar uma empresa de arquitetura corporativa, você estará tendo a ajuda ideal para desenvolver espaços visando qualidade, propriedade e acabamento. 

Acompanhe os aspectos fundamentais:

1. Cores

A colorimetria não é uma “frescura”, como muitos tacham. Escolher as melhores cores para um ambiente é contribuir com o “calor” e o acolhimento daquele espaço. As cores tornam-se essenciais, inclusive, para estimular o comportamento humano e existe até mesmo uma área específica da psicologia responsável por estudar os seus efeitos nas pessoas.

projetar ambientes corporativos com alta produtividade
Ao projetar o seu escritório, selecione as cores e o seu uso com cautela para não tornar o ambiente muito afetado por elas.

O que é recomendado é que o uso das cores seja convencional em grandes espaços. Afinal de contas, ambientes corporativos geralmente são dominados por tons mais neutros, que mostram seriedade e sobriedade. Mas para dar uma animada, você pode selecionar alguns espaços e aplicar cores fortes, porém, de forma isolada.

Selecione cores que também representem a comunicação visual da empresa, assim, você terá um ambiente coeso e apropriado.

2. Ergonomia

Uma das principais – senão o principal ponto – questões em relação ao projeto do seu ambiente de trabalho é a ergonomia. Já que estamos tentando mostrar quais medidas podem catapultar a produtividade, o conforto dos colaboradores deve estar como prioridade na hora de elaborar um projeto. 

ergonomia
A ergonomia é o campo que estuda a adaptação da interface entre as pessoas e os objetos que as cercam, como, por exemplo, móveis e outras ferramentas.

Ao ter em seu escritório colaboradores em situações confortáveis, pode ter certeza que isso trará bons resultados ao seu negócio. Além de:

  • Aumento da produtividade (principal ponto desse conteúdo); 
  • Manutenção da saúde de todos; 
  • Promoção do bem-estar geral.

No Brasil, infelizmente, são inúmeros os casos de funcionários que se queixam de sérias dores nas costas, no pescoço e demais lesões por esforços repetitivos (LER). Os móveis que promovem a ergonomia no escritório, são capazes de afastar todos esses males com louvor.

Funcionários que se sentem desconfortáveis, infelizmente, precisam tirar muitas pausas para evitar as suas dores e fadigas. Sendo assim, é essencial investir em móveis ergonômicos, que desempenhem a função para qual foram inicialmente projetados. 

Dicas para escolher bons móveis que promovam a ergonomia do seu escritório

Tentem procurar por móveis que possuam estrutura resistente, estofamento de qualidade e peças produzidas por materiais que apresentem bora durabilidade. Assim, você consegue adiar a necessidade para reposição dos móveis e amplia a produtividade no escritório.

Veja algumas opções de cadeiras que listamos aqui. Elas com certeza te ajudarão a promover um ambiente mais ergonômico.

3. Organização

Você pensava que faríamos um texto sobre como projetar ambientes corporativos com alta produtividade e deixaríamos de fora a organização?

Mas o que seria a organização corporativa? Basicamente, que todos os mobiliários da sua corporação (gavetas, estantes, escrivaninhas, entre outros) consigam armazenar arquivos, pastas e outros utensílios corporativos de forma organizada e que geram otimização aos colaboradores na hora de buscá-los. Ter todos os itens organizados e a sua disposição fácil, pouparam um belo tempo do seu dia. Afinal de contas, quem é que deseja demorar mais de meia hora para encontrar um clipe de papel?!

Fique ciente de que a organização do mobiliário corporativo é fundamental para a manter tudo em ordem visualmente (e lembre-se do que falamos sobre cores. Por favor, jamais utilize cores tão vibrantes na parede como esse amarelo!)

Num ambiente onde a zona se mantém, é impossível manter a concentração. Concordam ou não concordam? 

Aliás, ainda sobre a organização do ambiente de trabalho, lembre-se de que muitos equipamentos do escritório são utilizados e de compartilhamento coletivo: por exemplo, computadores, impressoras e scanners. Assim, é essencial que eles estejam bem alocados e no alcance de todos.

Decerto, também ressaltamos que a instalação elétrica e o cabeamento sejam bem pensados para acoplar estes itens. Assim, os funcionários não terão de manter certas gambiarras para impulsionar os seus usos. 

4. Layout

O layout é outra ferramenta chave importantíssima para que haja um bom andamento dos ofícios cotidianos. Contudo, não existe uma fórmula exata para que você siga e impulsione a produtividade entre os colaboradores. Aliás, a forma como os colaboradores realizam suas tarefas é determinante a partir do layout.

O que pensar para um layout adequado no seu escritório? Bom, considere os seguintes aspectos: 

  • Acesso de itens pelos colaboradores, assim como das áreas que precisem de movimento ou que guardem itens e instrumentos de trabalho importantes;
  • Ambientes que aproveitem o seu espaço;
  • Facilidade na circulação dos colaboradores;
  • Valorização do coletivo e da privacidade.
Como projetar ambientes corporativos com alta produtividade?
Os layout ajudam a estruturar a forma como os colaboradores irão interagir entre si e entre as ferramentas de trabalho.

O layout atua diretamente para a produtividade também evitando a propagação de certos barulhos ou ruídos. Justamente por sabermos como as interferências sonoras são capazes de nos desconcentram que entendemos como essa questão está inerente a nossa produtividade. 

Lembrando: a divisão dos ambientes de trabalho e salas precisa criar boas condições para o seu trabalho. Porém, de forma alguma, deverá criar segregações e formas que isolem totalmente os funcionários. 

5. Iluminaçao

E para fechar, vamos falar dela: a iluminação, que de tão importante foi exemplo número um da última seção. Porque, decerto, é impossível trabalhar em um ambiente que não ofereça boas opções de luz.

É impossível digitar no escuro ou escrever em um ambiente que cansa a sua visão. É impossível se manter produtivo quando a dor de cabeça, causada pelo esforço dos olhos, está atacado. Visualizar ou alterar imagens, escrever, anotar, apontar… Tudo se torna inviável em um ambiente com pouca ou com excesso de iluminação.

Como projetar ambientes corporativos com alta produtividade?
É válido misturar iluminação natural com iluminação artificial, mas sempre colocando em consideração os espaços disponíveis.

No melhor tipo de projeto pensado na produtividade, a iluminação ganha forma e tom. Seja pelo uso de luz natural (importante para uma arquitetura mais sustentável, aliás), seja pelo bom uso de iluminação artificial. Essa união promove o estado de alerta na mente e contribui até mesmo com a saúde (alô, vitamina d!).

Verifique junto com a empresa de arquitetura corporativa quais são os tipos de lâmpadas que serão utilizadas no projeto, assim como outras luminárias que ajudem a favorecer os ambientes.

Vantagens de projetar ambientes corporativos com alta produtividade

É comum que muitas empresas utilizem a mão de obra de empresas e escritórios de arquitetura corporativa.

Mas como foi visto aqui, ficou claro que ao organizar o layout do seu ambiente, você pode rever algumas situações na sua empresa, correto?

  • Número de acidentes diminui;
  • A saúde dos colaboradores aumenta;
  • A postura dos membros da equipe melhor;
  • E, principalmente, altos picos de produtividade podem ser atingidos.

Dessa forma, em um lugar estruturado e planejado, toda a equipe vai conseguir trabalhar com maestria, em melhores condições, com menos incidentes, com mais liberdade. Dessa forma, é inegável constatar que o rendimento de todos os integrantes da equipe melhoram.

Veja também alguns elementos que são capazes de distrair os funcionários e a perda de produtividade na sua empresa.

Conclusão

Ambientes corporativos como escritórios e afins possuem, naturalmente, muitos detalhes. Isso, além dos inúmeros móveis, utensílios, máquinas e colaboradores. Com tanta informação ao mesmo tempo, é inevitável que algumas comporações fiquem sem pé nem cabeça.

Entretanto, ao organizar e aplicar regras essenciais de arquitetura corporativa, você conseguirá sentir mudanças na concentração, humor, disposição e, principalmente, produtividades do seu time.

Portanto, caso você tenha interesse sério e genuíno em ver a sua companhia crescer, você precisa contratar um escritório de arquitetura que disponibilize espaços e ambientes apropriados.

Quer saber como mudar a vida de todos os colaboradores a partir de agora? Entre em contato com a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa! 

Posts Similares