Quando falamos em uma sala de reunião nosso primeiro pensamento é uma enorme mesa no centro do ambiente. Porém, não são todas as empresas que dispõe de um espaço muito grande para planejar um ambiente de reuniões, e com isso, acabam optando por salas de reunião pequenas.
Apesar de uma sala de reunião ser frequentada quase diariamente não é necessário que ela seja muito extensa, principalmente em empresas de pequeno e médio porte. Contudo, fazer escolhas inteligentes ajuda não somente a aproveitar mais o espaço, mas também a deixar o ambiente mais funcional e menos apertado.
Confira abaixo nossas 10 dicas para montar sua sala de reunião pequena!
1- Como montar salas de reunião pequenas: escolha as cores certas
As cores das paredes devem ser escolhidas pensando em valorizar o espaço do ambiente e para não gerar uma poluição visual em quem está na sala. Pensando nisso, o ideal é escolher as cores mais sóbrias como branco, tons de bege e marfim, o que proporciona uma sensação de amplitude e transpassa calma para quem está no ambiente.
2- Opte por uma mesa adequada
Por mais que uma sala de reunião precise ter uma mesa grande, é importante que você leve em conta o espaço que você possui antes de escolher o modelo ideal. Procure por mesas que não sejam muito extensa e que acomode pelo menos 8 pessoas, considerando-se o mínimo de participantes de uma reunião de negócios.
Os modelos ovais e redondos costumam aproveitar melhor o espaço disponível, e é importante evitar os cantos e paredes, já que fazem com que você perca muito espaço e lugares.
3- Cadeiras
As cadeiras devem ser confortáveis e ao mesmo tempo pequenas para que não ocupem um espaço desnecessário. Embora as cadeiras estilo poltronas proporcionem um maior conforto, costumam ocupar um espaço muito grande na mesa, fazendo com que alguns lugares sejam perdidos.
Em contrapartida, as cadeiras com estofado no encosto e assentos também são consideradas confortáveis e normalmente ocupam um espaço menor no ambiente. Afinal, é fundamental que quem está participando da reunião consiga se sentar e circular normalmente na sala.
4- Foque na ergonomia
De nada adianta que os móveis sejam adequados para o tamanho da sala se eles não respeitarem as normas de ergonomia. Pensando nisso, é extremamente importante que você leve em conta o tamanho da mesa e altura, encosto e assento das cadeiras, altura da cadeira em relação à mesa etc.
Para aproveitar o ambiente, você ainda pode optar por um pequeno aparador no canto da sala abaixo do projetor, de uma forma que a parede seja usadas como um todo. Leve em conta, porém. a altura do móvel e também da tela na qual serão projetadas as apresentações.
5- Projetores e pontos elétricos para salas de reunião pequenas
Mesmo em salas de reunião pequenas ainda acontecem apresentações em projetores, e você deve pensar nisso na hora de fazer o projeto do ambiente. Afinal, os pontos elétricos devem ser colocados de forma estratégica para que a sala seja funcional mesmo sem muito espaço disponível.
Pensando nisso, além de tomadas em lugares que sejam confortáveis para quem está na mesa ligar um carregador, por exemplo, o ambiente ainda deve ter interligações para conexões de rede, entrada USB, HDMI VGA de fácil acesso.
Você pode até mesmo colocar mesas que contenham esses pontos elétricos em seu design, ou por modelos que permitam que os fios sejam canalizados em algum ponto específico do tampo, escondendo os fios.
6- Decoração
A decoração do ambiente deve ser simples e elegante, principalmente se tratando de salas de reunião pequenas, já que quanto mais itens você colocar dentro da sala, mais o ambiente ficará pesado e mais distrações serão criadas, além do espaço que se tornará cada vez menor.
Uma dica são os aquários acoplados na parede, que além de não ocuparem o espaço em que as pessoas circulam, deixam um ar de sofisticação no ambiente de uma maneira simples e discreta, ou plantas de interiores nos cantos do ambiente.
7- Climatização
Um ambiente pequeno é naturalmente mais abafado em comparação com ambientes maiores, e uma das etapas mais importantes do planejamento de salas pequenas é pensar em um sistema de climatização com o ar-condicionado para evitar que o ambiente fique muito quente durante as discussões.
8- Como iluminar as salas de reunião pequenas
A iluminação de salas de reunião pequenas deve ser pensada sempre para evitar sombras e reflexos no projetor. Em conjunto, é importante que ela não seja demais para o ambiente, que por ser menor, não precisa de muitos pontos de luz.
Uma dica são os pendentes, que além de evitar o reflexo iluminam a sala de forma uniforme. Atente-se apenas para posicioná-lo em uma altura adequada para que toda a sala receba a mesma iluminação.
9- Invista em cortinas
Embora a maioria dos projetos de salas de reunião pequenas não possuam janelas, é normal que em algumas empresas o ambiente tenha esse tipo de ventilação. Para evitar reflexos nas apresentações em decorrência da luz solar você pode investir em cortinas com material black out, por exemplo.
As cortinas persianas costumam ser mais eficazes para conter a claridade, além de serem mais elegantes e sofisticadas, e acumularem menos poeira do que os outros modelos.
10- Aproveite as paredes
Além de aproveitar as paredes para colocar decorações, você também pode aproveitá-las para colocar lousas. Uma dica é usar a mesma parede na qual será feita a projeção para colocar um quadro branco, no qual podem ser escritos recados importantes e lembretes.
Dessa forma, a mesma parede pode ser usada de formas diferentes, aproveitando o espaço e evitando que o ambiente fique apertado.
Depois de conferir como é possível montar salas de reunião pequenas, use nossas dicas para aproveitar melhor o seu ambiente. Assim, além de contribuir para uma sala harmoniosa e elegante, você também garante o conforto e funcionalidade. Para um resultado ainda melhor, você pode buscar a ajuda de uma empresa especializada em arquitetura corporativa.