O comprometimento e até mesmo perda da produtividade dos colabores pode fazer sérios prejuízos à uma empresa e, até mesmo, levar à falência.
Muitas vezes, o motivo de trabalhadores desmotivados está em problemas estruturais, que podem ser facilmente resolvidos com um projeto de arquitetura corporativa.
Os fatores de dispersão sempre vão existir nas empresas. Mas, é possível oferecer recursos para sanar esses problemas e, assim, ter uma equipe motivada e integrada.
A seguir, confira 6 pontos que causam distração e perda de produtividade em uma empresa:
1. Falta de organização
Um ambiente desorganizado influência de forma direta na produtividade. Por este motivo, os ambientes corporativos devem ser pensados de forma que sejam funcionais e não tenham o espaços obstruídos.
A presença de móveis funcionais com armários e organizadores podem ajudar nesse processo.
Para o arquivamento de documentos, muitas empresas optam por arquivos deslizantes que facilitam a catalogação que otimizam o espaço.
Os cabos e fios das instalações e equipamentos eletrônicos também devem ser organizados e até mesmo ocultos por canaletas para que não se tenha sensação de bagunça.
2. Mobiliários ineficientes
O uso de móveis poucos práticos, desconfortáveis e sem ergonomia também afetam a produtividade e a saúde dos colaboradores.
Por isso, o uso de mobiliário corporativo e adaptável a diversos tipos de biotipo.
A NR 17 estabelece padrões para o mobiliário corporativo, tendo as mesas, bancadas escrivaninhas e painéis proporcionais ao trabalhador boas condições de posturas. Já os assentos precisam ter a altura ajustável, pouca ou nenhuma deformação no assento e encosto que se adapte ao corpo e faça a proteção lombar.
A concepção de espaços de trabalho cada vez mais humanizado primam pela modernização do mobiliário, o que inclui a aplicação da ergonomia.
3. Barulho em excesso
Os estímulos sonoros podem ser a causa de confusão e perda de foco, o que incide em perda de produtividade.
Portanto, é essencial ter no escritório ambientes com isolamento acústico. Há até mesmo a possibilidade de instalar isolamento em divisórias de estações.
Com este recurso, é possível fazer telefonemas sem que os colegas de trabalho do lado se incomodem ou perca a concentração.
As cortinas e carpetes também podem funcionar como isolamento acústico. As primeiras servem como barreira para o som externo. Já os carpetes, amenizam o barulho de passos.
4. Iluminação inadequada
Um local com iluminação insuficiente além de causar sensação de desânimo também influi na saúde do trabalhador causando dores de cabeça e problemas de visão.
Assim, a iluminação não pode ser nem precária nem excessiva. Recomenda-se aproveitar ao máximo a iluminação natural.
A Norma Regulamentadora número 17 (NR-17) exige das empresas ergonomia, sendo a iluminação um desses pontos.
A NR-17 estabelece que em todos os locais deve ter uma iluminação adequada, seja natural ou artificial, geral ou suplementar. Esta iluminação deve ser adequada à natureza da atividade.
A iluminação deve ser instalada e projetada de modo que evite ofuscamento, reflexos incômodos, contrastes excessivos e sombras. Além disso, a iluminação deve ser distribuída de forma uniforme e difusa.
5. Falta de um ambiente estimulante
Um ambiente sem estimulo contribui para uma equipe apática e desmotivada. O uso das cores certas estimula a criatividade e energia dos colaboradores.
As cores quentes devem ser usadas com moderação, pois por causar agitação também pode causar falta de foco. Já as frias tranquilizam e acalmam, sendo um bom artifício para ambientes de trabalho estressante.
Atualmente as empresas tem preferido ambientes abertos e com poucas divisórias em que todos trabalham no mesmo espaço. A disposição das estações de trabalho também são um fator importante para estimular os colaboradores.
As estações do tipo colmeia são uma forma de favorecer e intensificar a comunicação entre os colaboradores. Outra forma de motivar os funcionários é dispor de espaços de descompressão, que podem ser usados durante o intervalo para o descanso.
6. Desconforto térmico
O ambiente corporativo precisa ter um conforto térmico adequado. Ou seja, não pode ser nem calor ou frio demais.
Assim, é preciso atentar na disposição do sistema de refrigeração e também no local em que as janelas são colocadas, já que se houver a incidência exagerada de luz solar a temperatura no ambiente pode subir.
Agora que você já sabe o que frequentemente causa distração e perda de produtividade nas empresas, certamente vai ficar mais fácil identificar os problemas de seu ambiente corporativo. Entre em contato com a T2 Arquitetura e Engenharia e solicite um orçamento para sua empresa.