A sustentabilidade em escritórios pode ser um enorme diferencial em contextos corporativos se for levada a sério para fazer parte do seu ambiente empresarial. Afinal, é no trabalho que a maioria das pessoas dedica grande parte do seu tempo, então adotar hábitos sustentáveis nesse ambiente também pode trazer benefícios em diversos âmbitos do escritório.
E por mais que a consciência ecológica já se faz presente no dia a dia de muitas pessoas, os hábitos sustentáveis dentro de empresas é um comportamento que ainda deixa a desejar.
No ambiente de trabalho, é muito normal os colaboradores utilizarem muito papel no momento de imprimir documentos e promover desperdícios ou se deparar com lâmpadas acesas sem necessidade e vazamentos sem manutenção nos banheiros. Esses gastos parecem ser mínimos, mas se acontecem regularmente em várias empresas do país, podem prejudicar, e muito, o meio ambiente e por consequência, a vida do ser humano também.
A responsabilidade e consciência ecológica dentro dos escritórios corporativos está sendo cada vez mais exigida. E para estimular essa atitude e compromisso com o meio ambiente, há certificações rígidas proferidas por entidades oficiais, assim como por exemplo a família ISO 14000, que aponta a minimização dos impactos ecológicos criados pela atividade da organização e o melhoramento contínuo do seu rendimento ambiental.
Leia também: Paisagismo- 10 plantas para ter em escritório
Contudo, é necessário compreender que os ambientes corporativos e sustentáveis não devem ser uma tendência passageira. Elas foram criadas para impactar de maneira positiva o meio ambiente e qualquer atitude falsa ou de fachada pode ser reconhecida como Greenwash, ou seja, que foi realizada somente para gerar lucro, podendo acabar com a credibilidade e reconhecimento de uma organização.
As empresas que se importam verdadeiramente com o meio ambiente têm a capacidade de uma melhor aceitação no mercado e conquistam com uma visibilidade com mais facilidade no mundo dos negócios.
Organizações reconhecidas como a Walmart, GE e Pepsi são ótimos exemplos de marcas que empregaram as políticas verdes e estão proporcionando benefícios não só para si, mas como para o mundo todo.
Dicas para incentivar a sustentabilidade em escritórios corporativos
Investir em hábitos que levam à promoção da sustentabilidade em escritórios corporativos pode ser muito mais fácil do que você imagina e adequar a sua empresa vai gerar mudanças positivas na sua rotina de trabalho e dos seus colaboradores. Veja 5 dicas de como adotar essas atitudes fazer funcionar no seu contexto de trabalho:
1 – O que você precisa para a adaptação de um escritório corporativo sustentável?
Já é possível se encontrar muitos ambientes de trabalho planejados justamente para atender, ao mesmo tempo, às demandas das empresas e do meio ambiente. Existem cada vez mais construções e projetos que já saem da planta com os equipamentos tecnológicos e com as políticas verdes implantadas em conjunto para você instalar no seu negócio.
De maneira geral, essas propostas têm algumas particularidades em comum. Eles obtém certificações, podem contar com colaboradores que tenham uma consciência ecológica, reutilizam e economizam materiais, procuram poupar a mãe natureza e por último e não menos importante, respeitam as leis ambientais.
Após todo esse processo no momento de construir, o lugar é passado para você, que tem como dever dar continuidade no trabalho de promover a sustentabilidade da empresa e aumentá-la ainda mais, podendo ser para a vizinhança ou para suas outras empresas/unidades.
Existem também algumas alternativas de imóveis comerciais para alugar que contém ótimas condições para a instalar um ambiente corporativo sustentável e pode ser uma opção mais rápida e acessível para o implantar o projeto da empresa.
2 – A iluminação do escritório
A ausência de luz no ambiente de trabalho pode prejudicar o seu rendimento. Pensando nisso, uma coisa é certa: é necessário de luz para que todos consigam realizar o seu trabalha de maneira efetiva. E para isso, opte pela iluminação natural. Fazendo algumas alterações no ambiente, é possível enfatizar a luz natural.
Ao mudar as mesas perto de janelas e portas de vidro, você reduzirá, por consequência, a necessidade de usar a iluminação artificial o tempo todo, e ainda, poderá aproveitar a ventilação para refrescar o local sem precisar utilizar o ar condicionado.
Quando o espaço não favorece a iluminação natural, é possível optar por luminárias nas mesas, que são boas possibilidades de economia de energia e de sustentabilidade em escritórios.
3 – Utilize equipamento de baixo consumo
Assim como as lâmpadas LED são mais econômicas, há vários equipamentos tecnológicos que geram menos calor e gastam menos energia enquanto realizam as suas funções. Micro-ondas e computadores são exemplos que devem ser analisados e, se necessário, trocá-los.
Várias marcas reconhecidas no mercado possuem produtos tecnológicos com pelo menos uma linha de equipamentos ecológicos, que funcionam da mesma forma ou ainda melhor no quesito eficiência. Procure fazer uma cotação e coloque no papel a economia que você conquistará a longo prazo.
4 – Cultive plantas
Além de proporcionarem para a empresa uma aparência mais aconchegante e amigável, as plantas podem trazer muitos benefícios para o meio ambiente e, ainda, para o rendimento e o bem-estar dos seus colaboradores. A decoração viva melhora a qualidade do ar que circula no ambiente, aumentando a umidade e filtrando-o.
Sem mencionar que, as plantas estimulam a sua equipe a criar hábitos sustentáveis, uma vez que são um lembrete permanente do quanto é fundamental cultivar a natureza. E entre as diversas opções de plantas para o ambiente empresarial estão as violetas, lírios, samambaia, costelas-de-adão, cactos, suculentas e espada de São Jorge que são fáceis de serem mantidas.
5 – Crie uma campanha de sustentabilidade em escritórios
São todos os colaboradores que têm hábitos verdes com frequência, e até mesmo aquelas que praticam essas atitudes tendem a quebrar esses comportamentos no ambiente de empresarial. Por essa razão, é necessário criar uma campanha de conscientização, para garantir que a sua equipe tenha o mesmo nível de engajamento e conhecimento para que a organização seja reconhecida por suas políticas verdes.
Coloque pequenos lembretes de nos lugares onde ocorre os “abusos”, como interruptor, banheiro e a impressora. Mande e-mails comunicando as novas alterações em direção à sustentabilidade.
Além disso, incentive os seus colaboradores a mudarem seus próprios comportamentos. Uma opção também é dar uma caneca de presente para que eles evitem o uso de copos plásticos no momento do café e instalar um chuveiro e um bicicletário para que eles tenham a possibilidade de ir pedalando até o trabalho.