Já está mais do que comprovado que a estrutura física do ambiente de trabalho pode afetar o modo de comportamento do colaborador e, inclusive, estimular a criatividade.
Diante da alta competitividade do mercado, as empresas buscam funcionários que sejam originais, inventivos e inovadores, que possam tomar decisões e apresentar soluções que fujam do senso comum.
Pensando nisso, os gestores cada vez mais estão preocupados em criar um ambiente de trabalho que seja funcional, esteja de acordo com a ergonomia e promova a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.
E não apenas isso. As empresas também querem espaços que estimulem a criatividade das equipes. Se a empresa tiver uma instalação que aparente ser sóbria demais ou dura e inflexível é normal que as pessoas também se sintam dessa forma e se limitem para pensar fora da caixa. Aí é que entra a arquitetura corporativa.
Espaços abertos, layouts flexíveis e compartilhamento de espaços permitem que novas ideias sejam fomentadas, maior interação e comunicação e compartilhamento.
Além de acabar com o conceito de hierarquia impositiva de salas fechada e individualizadas, que era o modelo mais de estrutura de escritório mais usado até a década de 1980.
Quando as trocas de experiência são estimuladas e valorizadas se torna mais fácil surgir soluções criativas e eficazes para os problemas. Isso também favorece a diminuição de erros cometidos.
A seguir, confira 5 dicas para estimular a criatividade dos colaboradores com a arquitetura corporativa:
1. Mais cor
As cores possuem um papel muito importante no que diz respeito a sensação de conforto e acolhimento de um ambiente.
Além disso, as cores também são a representação da marca da empresa e deve ser trabalhada de forma a reforçar a identidade corporativa.
Se a intenção é criar ambientes mais despojados, vale super a pena pensar em pontos de cores que estimulem a criatividade.
Isso pode ser feito pintando uma parede de cor diferenciada ou escolhendo objetos de decoração ou móveis coloridos.
Contudo, é essencial que tudo esteja alinhado com a identidade da organização. Isto é, é preciso que tanto os colaboradores quando clientes olhem para o ambiente e reconheçam a sua marca.
2. A iluminação ajuda para estimular a criatividade
Pense como é desanimador trabalhar em um ambiente mal iluminado. Para isso, há normas técnicas que visam a iluminação e ambiente de trabalho, já que a luz inadequada pode, em longo prazo, causar graves problemas de saúde.
A arquitetura corporativa busca projetar ambientes abertos, arejados e iluminados. Quanto mais a luz natural for usada melhor.
É claro que tudo depende da estrutura do local e onde está localizado. Contudo, o ideal é aliar luz natural com luz artificial.
A luz natural dentro de um escritório confere aos colaboradores maior vitalidade para exercer suas atividades, pois diminui a sensação de estar preso boa parte do dia em um ambiente fechado. Além, é claro, de conferir economia na conta de energia.
3. Ergonomia e a postura correta
Trabalhar em uma postura correta aumenta a eficiência no local de trabalho.
Por isso, os móveis de escritório devem ser ergonômicos e facilmente adaptáveis para os mais diversos biotipo.
Invista em apoio para os pés, punhos, mesas e cadeiras ergonômicas e demais elementos que favoreçam o bem-estar do trabalhador.
É importante também que o mobiliário seja pensado pela arquitetura corporativa de acordo com a estrutura do local. Isso é importante para que as salas não fiquem apertadas demais, o que certamente é um grande incômodo.
4. Esteja aberto a sugestões dos colaboradores como forma de estimular a criatividade deles
Não vai adiantar muito a empresa ter toda uma estrutura pensada para estimular ideias criativas e proatividade nos colaboradores se os gestores não estiverem abertos ao diálogo e às sugestões dada aos colaboradores.
Neste sentido, a cultura organizacional da empresa deve valorizar o debate entre aos colaboradores para que se chegue às melhores soluções.
É preciso deixar claro que todos podem expor seus pensamentos e concepções acerca de determinada situação.
5. Mantenha um ambiente para descanso e interação
As chamadas salas de descompressão são ambientes preparados especialmente para combater o estresse nas empresas.
Nesses locais, que podem ser equipados com jogos, livros, revistas, TV e entre outros elementos que favorecem o descanso os colaboradores podem tanto ter momentos de interação quanto relaxamento.
Este espaço deve ser pensando para que os trabalhadores possam arejar a cabeça nos intervalos ou após uma reunião estressante e, com isso, ter uma renovação de energia para continuar o expediente com a cabeça mais arejada.
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