Além de uma série de atribuições que são de exclusividade dos arquitetos, como a execução de projetos e obras, esses profissionais também podem trabalhar na identidade visual corporativa.
A identidade visual é composta pelos elementos formais que representam visualmente uma marca, incluindo logotipo, código de cores, símbolos e entre outros elementos.
De forma resumida, podemos dizer que a identidade é a “cara” da empresa. É a partir desses elementos que as pessoas vão lembrar e reconhecer sua marca.
Os arquitetos podem criar logomarcas e também projetos de identidade visual corporativa de um negócio ou empresa.
A identidade visual é o cartão de visitas de uma empresa, já que é essa visão que será responsável pela primeira impressão com seu público alvo.
Por isso, não atentar para esse ponto pode passar para o público a mensagem de um negócio relapso que não merece credibilidade.
É importante ressaltar que em mercados cada vez mais competitivos, a comunicação visual, que é toda a forma de se comunicar usando elementos visuais, é um ponto determinante para a fidelização dos clientes.
Muitas vezes, um aspecto visual gera mais impacto e resultados positivos do que qualquer outro tipo de comunicação. Por isso, é essencial trabalhar um projeto de arquitetura corporativo que esteja de acordo com a identidade visual e cultura organizacional de seu negócio.
Assim, identidade visual corporativa deve composta por uma escolha de cores e materiais publicitários que denotam a missão, valores e objetivos da empresa, que vai:
- Fortalecer a empresa no negócio de atuação;
- Popularizar a sua marca no meio digital e também fora dele;
- Fazer com que os colaboradores fiquem mais engajados e produtivos;
- Impactar seu público alvo e fidelizar clientes;
- Gerar novos negócios.
Como a arquitetura corporativa se encaixa na identidade visual da empresa
Com o mercado cada vez mais competitivo em que aproximadamente cinco mil empresas nascem todos os dias, a construção de uma marca é um fator essencial para a consolidação de um negócio.
Independente do porte, um ambiente funcional para o trabalho e que possua um a decoração que esteja condizente com a cultura organizacional deve ser parte integrante de qualquer empresa. Isso porque, quem não tem a sua própria identidade acaba passando despercebido e é engolido pela concorrência.
Desse modo, para a criação do espaço que será a sede da empresa, a arquitetura corporativa possui um papel fundamental para que a marca seja desenvolvida.
Neste ponto, conclui-se que a instalação deve fazer parte do projeto de comunicação visual e, com isso, solidificar os diferenciais da empresa.
Para se conseguir um projeto de arquitetura corporativa eficiente é necessário estudar e analisar com bastante atenção fatores como os objetivos da empresa, o mercado em que está inserida, seus concorrentes e, o mais importante, as necessidades dos colaboradores e equipe de trabalho.
O ambiente corporativo não precisa ser apenas bonito e impactante, mas também funcional para que os colaboradores possam trabalhar de forma confortável, segura, produtiva e, de quebra, se sentirem mais engajado com a empresa da qual fazem parte.
O projeto de arquitetura corporativa deve ser pensado não apenas para impactar os clientes, mas principalmente para atingir as expectativas dos colaboradores, que são peças fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
Aquilo que a empresa é e deseja mostrar para seu público-alvo deve estar incorporado ao projeto do espaço. Em startups e empresas de tecnologia, o layout costuma ser mais descontraído e criativo.
Já em empresas de contabilidade e advocacia, por exemplo, que são serviços que os clientes buscam segurança, seriedade e comprometimento, o projeto precisa passar essa sensação.
No projeto de arquitetura corporativa também deve estar incluso as preocupações da empresa, como a adoção de soluções sustentáveis e a responsabilidade social, por exemplo.
Quer criar a identidade visual corporativa da empresa? Acesse o site da T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa e solicite um orçamento!