Inúmeras são as empresas que já começam a pensar no amanhã e desenvolver seu escritório do futuro. Este é um ambiente que se adequa não somente às necessidades, mas também à realidade do que está por vir. Obviamente, este não é um exercício de previsão, já que se embasa em estudos e pesquisas para ser planejado. Ainda assim, é válido mencionar que essa é uma exigência para crescer no mercado atual.
A explicação para isso é simples, visto que as mudanças surgem sem avisar nas áreas econômicas, mercadológicas, tecnológicas e de trabalho. Dessa forma, estar preparado para tais alterações é uma forma de sobrevivência em um ambiente cada vez mais competitivo. E, para isso, é vital que o escritório seja o ponto de início de toda essa estratégia.
Para entender mais sobre esse conceito, fique atento ao texto a seguir. Ao longo dos parágrafos abaixo, você poderá conferir 10 dos principais pontos aos quais deve se atentar para obter sucesso.
O que é um escritório do futuro?
Uma tarefa que é sempre muito complicada é a de tentar prever o que acontecerá a médio e longo prazo. Em especial por conta das mudanças constantes do mundo globalizado, cada dia fica mais difícil realizar tal atividade. No ambiente corporativo, a análise de tendências e o conhecimento da evolução recente podem auxiliar. Sendo assim, se faz necessário entender o passado e o presente para pensar no depois.
Não há dúvidas, por exemplo, de que a pandemia trouxe mudanças drásticas ao estilo de trabalho atual. Da adoção do home-office como padrão à utilização de novas ferramentas, muita coisa se alterou. Àqueles que já estavam preparados, foi um processo simples e ágil. Já aos que nem consideravam tal hipótese, este foi um projeto desafiador, caro e em alguns casos fatal.
Por isso, ao se considerar o termo “escritório do futuro”, é necessário compreender que mais mudanças estão por vir. Obviamente, não há uma maneira de saber 100% do que vai acontecer. Ainda assim, se focar em alguns pontos de destaque é uma ótima ideia para começar a se preparar para o amanhã. Afinal, se você não fizer isso, pode ter certeza de que seus concorrentes farão.
10 maneiras de montar um escritório do futuro
Como qualquer outro planejamento, é preciso se basear em alguns pilares a fim de atingir seu objetivo. No caso do escritório do futuro, estes são pontos importantes, mas que muitas vezes são esquecidos. Por isso, analise muito bem cada um dos tópicos a seguir, verifique como estão hoje e como melhorá-los para o amanhã.
10. Flexibilidade
Principalmente após a pandemia, o grau de flexibilidade que as empresas dão a seus funcionários aumentou muito. É bem verdade que este foi um movimento muito mais obrigatório do que opcional. Ainda assim, todos puderam perceber a partir dessa experiência que é sim possível atuar com certa liberdade e autonomia.
O horário flexível já era bastante difundido, principalmente em grandes corporações ou startups. Durante o período de reclusão, entretanto, o home office e o trabalho híbrido também ganharam seu espaço. Com isso, é simples analisar que, cada vez mais, ser flexível será a melhor estratégia para se relacionar bem com sua equipe.
09. Mobilidade
Atrelado a este conceito, encontra-se outro que será uma característica fundamental do escritório do futuro: a mobilidade. Muito por conta dos avanços tecnológicos, deve-se dizer, hoje é possível atuar de praticamente qualquer lugar. Para isso, basta ter um bom smartphone e uma conexão de internet estável.
Dessa forma, não faz mais sentido forçar seus colaboradores a frequentarem o escritório todos os dias. Ao se unir a mobilidade à flexibilidade, o que se vê é um estilo de trabalho que passa muito mais confiança ao profissional. Com base neste, é provável verificar um maior nível de comprometimento e produtividade de seu time.
08. Comunicação
Nada disso funcionará, porém, se não houver uma boa comunicação entre líder e liderado. Este é, afinal, um dos pilares dessa nova realidade, em que cada um atua de onde quiser, quando quiser. Se tal relacionamento não for baseado na confiança e na conversa, a tendência de não funcionar é bem maior.
Não à toa, inúmeras são as organizações que investem em comunicação interna para desatar alguns nós. Em especial, esta deve ser feita de maneira planejada e organizada, e não de qualquer forma. Tão importante quanto o que fala, no fim das contas, é como se fala e para quem se fala.
07. Integração
A fim de tornar todo esse processo funcional, é preciso que todos saibam suas atividades e, mais do que isso, se auxiliem. Na prática, essa é a integração que todos mencionam, quando o time atua unido e em busca de um objetivo comum. Com esse trabalho em equipe, alcançar tais metas se tornará muito mais factível.
Há outro ponto dentro deste tópico, entretanto, que também merece certo destaque. Aqui, o foco está na parte tecnológica do escritório do futuro, principalmente nas ferramentas utilizadas. É um fato que estas precisam se integrar para gerar melhores resultados e conversarem entre si. Se nem elas puderem fazer isso, não adianta cobrar o mesmo de seus funcionários.
06. Privacidade
Até certo tempo atrás, era natural que a empresa tivesse fala em algumas decisões pessoais do colaborador. Das perguntas na entrevista ao acesso aos arquivos disponíveis no computador, tudo era “público”. Essa realidade, felizmente, mudou nos últimos anos, garantindo assim mais privacidade aos profissionais.
Mesmo dentro do ambiente corporativo e nas relações interpessoais, este grau de intimidade está maior. Por isso, corporações de todos os portes e áreas de atuação investem em espaços que garantam essa segurança. Seja por questões profissionais ou pessoais, o direito ao sigilo é uma tendência forte na arquitetura empresarial.
05. Saúde e bem-estar
Não dá dúvida alguma de que, com os recentes acontecimentos, a preocupação com a saúde dos colaboradores aumentou bastante. Na verdade, este era um receio que já afetava diversas empresas. Inúmeras delas, por exemplo, ofereciam em seu pacote de benefícios itens como assistência médica e odontológica, além de academia.
Um ponto de grande importância nessa discussão, porém, diz respeito à saúde mental dos profissionais. Nos escritórios do futuro, este será um ponto de atenção, em especial pelo aumento dos casos de ansiedade, depressão e burnout vistos nos últimos anos. Com isso, pode-se prever um foco maior no bem-estar tanto físico quanto emocional do time.
04. Conhecimento
Nenhum dos tópicos acima te auxiliará se você não tiver em sua empresa trabalhadores capacitados e com conhecimento. Esta é a base de qualquer organização, e não seria diferente nem mesmo no escritório do futuro. Sabedoria, experiência e habilidades socioemocionais são pilares de uma companhia apta a crescer.
Sabendo disso, cada vez mais os gestores encorajarão seus liderados a buscar por capacitação. Seja por meio de cursos pontuais, treinamentos corporativos ou especializações, esse é um ponto chave do amanhã. Os mais adaptáveis são aqueles que sobrevivem, e no mundo corporativo isso exige conhecimento.
03. Agilidade
Não há novidade alguma em dizer que tudo muda muito rápido atualmente, sem te dar tempo para entender o que está acontecendo. Muitos culpam a internet por isso, enquanto outros consideram a sociedade em si a grande culpada. Independentemente do motivador, o importante é se focar no cenário.
Com isso em mente, é preciso investir constantemente no aprimoramento dos processos internos da organização. Agilidade é um item de grande destaque, o qual pode fechar uma venda ou te fazer perder um pedido. Assim, atuar de maneira ágil deixou de ser um diferencial, se tornando uma obrigação para qualquer um que aspire o sucesso.
02. Segurança
Toda a evolução mencionada acima não se concentra apenas nos laboratórios de cientistas ou nas grandes corporações mundiais. Na realidade, ela se encontra em todos os locais, inclusive na mente daqueles que querem se aproveitar da situação. Muito por conta disso, a preocupação das empresas com segurança é cada dia maior.
Aqui, é válido mencionar que há uma divisão clara no que diz respeito à segurança física e tecnológica. A primeira envolve a estrutura da companhia e o bem-estar de seus colaboradores, enquanto a segunda se destina aos bens imateriais desta. Dados, arquivos e informações são os pontos mais buscados por hackers, sendo preciso investir na proteção de tais materiais.
01. Efetividade
Para finalizar esta lista, nada melhor do que manter o foco em um dos quesitos mais importantes para qualquer negócio. A efetividade se refere a atingir seus objetivos, gastando o mínimo possível — de tempo e de dinheiro — e com o maior grau de eficiência. Parece simples, mas na prática a história é outra.
Para alcançar tal meta, se faz necessário investir em todos os tópicos acima, possibilitando assim que os resultados sejam alcançados. Em geral, fala-se aqui de um planejamento extenso e detalhado. Somente com ele, afinal, você poderá entender os pontos de melhoria em sua empresa, bem como a importância de cada um deles.
A arquitetura corporativa no escritório do futuro
Não dá dúvida alguma de que a arquitetura corporativa possui um papel fundamental no escritório do futuro. É ela que permitirá que todos estes pontos sejam vistos e postos em prática de forma correta e consciente. Para alcançar esses resultados amanhã, é preciso começar a se planejar hoje. Para isso, porém, o mais indicado é ter ao seu lado bons parceiros. De preferência, aqueles que possam agregar conhecimento e experiência a esse projeto.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!