Diversas são as empresas que investem cada vez mais em um ambiente colaborativo em seus escritórios. A ideia por trás de tal estratégia é, justamente, promover a motivação de seus colaboradores bem como o trabalho em conjunto. Para alcançar tal situação, entretanto, inúmeros são os pontos que devem ser trabalhados por tais corporações. Da diversidade à tecnologia, tudo pode ser um aliado nesse momento.
Quando dentro de um ambiente corporativo, é normal ouvir que existem, ao menos, dois públicos importantes para sua atuação. O primeiro, obviamente, diz respeito aos clientes, os quais consomem seus produtos ou serviços. O segundo, entretanto, se refere aos seus colaboradores, ou seja, a equipe que te auxilia a buscar os resultados. E o destaque aqui é que ambos devem estar satisfeitos.
O que é comunicação interna?
Um termo citado no último tópico possui grande destaque quando se fala da importância da comunicação interna: relacionamento. De fato, este é o grande objetivo da técnica, que visa estabelecer uma boa relação com a equipe. Sem ela, itens como produtividade e o próprio clima da empresa podem ser diretamente afetados. Consequentemente, os resultados também são acometidos.
Qual a importância da comunicação interna?
Quais os benefícios da
comunicação interna?
Colaboradores preocupados tendem a render menos. E, para evitar que isso ocorra em sua organização, a comunicação interna é a aliada ideal. Na prática, então, deixá-los calmos e sem mil pensamentos possibilita que apresentem índices de produtividade bem maiores.
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Seguindo essa lógica, é simples compreender que, sem esse relacionamento, alguns profissionais podem buscar por novas oportunidades. Dentro da empresa, portanto, a situação representa um aumento na taxa de turnover, ou seja, o número de colaboradores que saem da companhia.
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Ao iniciar em um novo emprego, é mais do que normal que um profissional se sinta perdido ou mesmo desmotivado. Nesse exemplo, o processo de integração se torna mais rápido e fácil justamente pela comunicação, que evita problemas e agiliza a familiarização com o novo espaço.
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Vale a pena destacar que nem todas as situações são positivas ao longo da vida útil de uma empresa. Em especial quando o cenário é crítico, como em crises ou grandes problemas, a comunicação interna é vital. Ao se colocar no lugar da equipe, é fácil sentir o medo e a tensão com que eles convivem.
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Unindo as situações descritas anteriores, o resultado é um clima organizacional péssimo. Pessoas desmotivadas, irritadas, com medo e em busca de novos empregos. Com isso, investir na comunicação interna possibilita que este clima seja melhorado, tornando-se um trunfo da companhia.
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O que poucas pessoas sabem a respeito deste tema é que não há apenas um tipo de comunicação interna. Na realidade, são diversas as maneiras de atuar com tal estratégia, tendo todas elas o mesmo objetivo. Assim, pode-se descrever como subdivisões do conceito os seguintes exemplos: - Escrita; - Oral; - Vertical; - Horizontal; - Diagonal.
Quais os tipos de comunicação interna?
Como aplicar a comunicação interna em uma empresa?
O primeiro ponto de contato entre colaborador e empresa é o manual do funcionário. Assim, utilize-o não somente como mais uma etapa burocrática, mas como uma forma de situar esse profissional, informá-lo sobre a empresa e seus processos internos.
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A evolução da tecnologia mudou o mercado. Se aproveitar delas para melhorar o relacionamento da companhia com seu time é, então, uma excelente ideia. Redes sociais, intranet, e-mail e conference calls são ótimas formas de utilizar a tecnologia como um meio de informar a todos.
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Outra ótima forma de investir na comunicação interna é no ao vivo, o famoso face to face. Aqui, a ideia é reunir um grupo ou até mesmo todos os colaboradores em um mesmo ambiente e manter uma discussão saudável. Esta pode ser unilateral ou com as opiniões dos profissionais sendo ouvidas.
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Dentro de uma empresa, há espaços que podem ser utilizados como ponto de contato com seu time. Não à toa, inúmeras corporações investem em murais e displays para passar informações relevantes a todos. Estes podem ser pequenos quadros de aviso, ou ainda uma grande televisão com mensagens
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Os profissionais possuem ideias e opiniões que podem auxiliar muito a companhia. Ainda assim, há uma certa resistência em expor suas visões. Neste caso, o ideal é criar um formulário online, uma útil ferramenta para que eles se expressem de maneira anônima e, assim, mais segura e sincera.
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Não há dúvida alguma sobre a relevância e a eficácia da comunicação interna no mundo empresarial. Ainda assim, em alguns casos se faz preciso adaptar a estrutura da corporação para que esta surta o efeito desejado. Se esta for sua situação, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.