como definir prioridades

10 Dicas para estabelecer as urgências no trabalho

Uma das grandes dúvidas de qualquer profissional diz respeito a como definir prioridades no ambiente de trabalho. Com a vida atribulada e as tarefas cada vez mais complexas, é natural se perder em meio a tanta coisa. Ainda assim, é preciso se organizar a estabelecer claramente o que é urgente e o que não é. Somente com isso é possível fazer tudo o que necessário sem se perder.

No dicionário Michaelis, a palavra prioridade possui três diferentes definições. De acordo com este, pode-se definir prioridade como: - Condição ou estado de primeiro; antecedência no tempo e na ordem; - Condição do que está em primeiro lugar em urgência ou necessidade; - Direito ou possibilidade legal de falar primeiro ou de ser atendido em primeiro lugar.

Está gostando?

Ou continue lendo

Seta

Como saber como definir prioridades no trabalho?

Organização

01

Obviamente, não seria possível iniciar uma lista de dicas de como definir prioridades sem citar a organização, da empresa e sua. Aqui, o foco está em transformar a situação para que ela fique a seu favor. Ou seja, facilitar o trabalho para evitar que, em algum momento, você fique com atividades demais e tenha que optar por qual fazer.

Liste as atividades

02

Se o primeiro tópico falhou, ou você ainda não teve tempo de investir no item, naturalmente você acabará cheio de afazeres. Será necessário, então, entender cada um para, somente após isso, definir as prioridades. Uma boa forma de organizar essas tarefas e fazer essa análise é por meio de listas.

Pense  como empresa

03

Uma dica bastante valiosa e até certo ponto óbvia, mas que muitos se esquecem, é analisar toda essa história com os olhos da empresa. Para isso, você deve não somente pensar sobre o que é mais relevante para você ou seu departamento, mas sim para toda a organização. Lembre-se que há inúmeros departamentos, e pode ser que você esteja atrapalhando um deles.

Use a agenda

04

A agenda é a maneira mais clássica de organizar seus dias, tarefas e compromissos. Se for uma pessoa mais tecnológica, a indicação é optar pela que existe em seu celular. Esta pode ser integrada a outras contas e softwares, fazendo com que tudo fique vinculado. Com isso, você recebe notificações detalhadas e fica mais simples saber como definir as prioridades.

Analise  o tempo

05

Em grandes empresas, é comum que todas as atividades tenham um prazo, o que facilita para quem irá realizá-las. Em posse desse dado, é importante que você o leve à risca e se prepare para finalizar a tarefa antes de sua entrega. Além de demonstrar seu comprometimento e engajamento, essa é uma maneira de garantir um bom trabalho.

Foque no importante

06

Após compreender qual seu primeiro afazer, se foque completamente nele. Deixe os demais de lado e, quando terminar o atual, se preocupará com eles. Dessa forma, você garante que fará tudo de maneira correta e com um alto grau de comprometimento.

Saiba  dizer não

07

Outra constante do mundo corporativo é querer abraçar o mundo e auxiliar a todos que te pedem algo. Lembre-se que a primeira prioridade é o seu trabalho, o qual você é pago para realizar. Se sobrar tempo ou não for te atrapalhar, aí sim auxilie seus colegas e outros departamentos da empresa.

Aprenda a delegar

08

Se você não tem quem responda a você, essa pode não ser uma dica muito útil.  Mas, se ocupa um cargo de gestão ou liderança, é válido aprender a delegar na hora de definir as prioridades de sua rotina. Aqui, vale a pena contar com seus colaboradores para que estes te auxiliem a cumprir tudo conforme o previsto.

Comunique-se

09

Em meio a um dia a dia tão atribulado, é comum que um profissional não tenha a menor ideia do que a pessoa a sua frente está fazendo. Levando em consideração o que foi dito acima, porém, é importante se comunicar com os demais. Por vezes, seus colegas podem te auxiliar, ou ainda apresentar novas formas de realizar certas tarefas.

Faça pausas

10

Pode parecer ilógico sugerir que, para saber como definir prioridades, você pause seu trabalho e descanse a mente. A realidade, entretanto, é que essa é uma ótima estratégia para entender a importância de cada tema. Isso se dá, principalmente, porque você sai do problema e, assim, consegue analisá-lo de fora.

O mercado empresarial está cada vez mais competitivo, e isso não é nenhuma novidade. O que acontece, porém, é que as companhias buscam por profissionais que, além de capacitados, também sejam organizados e saibam como definir prioridades. Assim, ter essa habilidade e colocá-la em prática é vital. E, se necessário investir na estrutura corporativa para aumentar os resultados, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!